21 de dez. de 2011

Oposição: "União por uma Guaiúba Livre e Uma Administração Voltada para o Povo Guaiubano"

Foi em clima de muita união que aconteceu sexta-feira próxima passada, 16 de Dezembro no Sítio do artista Lauro Jaya, a última reunião do grupo que fará "oposição" a atual administração do PSDB ou a outro partido  que venha a ser apoiado pelo Executivo, apesar da oposição achar que o Prefeito Marcelo Fradique será  candidato a reeleição em 2012, até mesmo porque seria um caso raro que foge aos padrões políticos brasileiro, um candidato concorrer a um só mandato quando pode optar pelo segundo mandato sem ter que recorrer a processos no STE. (Estranho, diga-se de passagem) 

Os três pré-candidatos da oposição, Caio Holanda, Verônica e Mailton Nocrato, juntaram cinco presidentes de partidos políticos locais e quase quarenta pré-candidatos a vereador em chapas de oposição e junto com eles, o presidente da Câmara Municipal de Guaiúba, vereador Paulino para firmarem uma aliança garantindo assim, apoio para o próximo pleito eleitoral.

Durante a reunião, todos os pré-candidatos falaram de suas preocupações com o futuro político do Município fazendo-se lembrar a cada palestrante a falta de pessoas de Guaiúba na cúpula da Administração local, uma vez que todos as secretarias que compõem a Prefeitura de Guaiúba, estão nas  mãos de pessoas estranhas à naturalidade guaiubana. - "Deve ser porque essa administração que está aí há 20 anos , não confia nos guaiubanos ou acha que ninguém aqui tem capacidade para assumir uma Secretaria", me disse um dos participantes.

Verônica, Caio e Mailton, foram enfáticos em afirmar que se candidatos e eleitos, farão uma Administração voltada para o povo, com a participação popular e que o guaiubano vai governar Guaiúba, e não um secretariado sem nenhuma afinidade com o Município e com suas origens de princípios.

A presidenta do PRTB, Lidiane Frota, fez questão de esclarecer para o grupo que está do lado da oposição e que em nenhum momento disse ou pensou em apoiar a situação, que, por causa de um almoço para o qual foi convidada, gerou um certo desconforto a sua pessoa, e, que fazer oposição a atual política municipal é prioridade, dando sua "palavra de honra de mulher" que estaria junto ao Grupo por uma questão de princípios.

O pré-candidato Mailton Nocrato usou o espaço para fazer ouvir a sua fala:"Quero agradecer a presença de todos... nós que estamos na luta da oposição já há bastante tempo, pela primeira vez a gente vê essa oposição muito robusta, muito firme, forte e que deixa a gente com vontade...com mais vontade de trabalhar... e aí, agente tem que dar realmente as mãos e ir pra luta... Não é porque temos aqui, cinco lideranças, cinco vereadores de oposição, uma representação boa, que vai ser fácil não, aí é que a responsabilidade é maior... a gente tem que trabalhar dobrado! A oposição tá unida. Nós temos aqui três pré-candidatos: Dona Verônica, uma excelente candidata, vereadora de quatro mandatos, tem condições de ser nosso candidato: O companheiro Caio que concorreu as eleições passadas pelo PT e é filho do Dr. Iran que é considerado um ícone em Guaiúba pela sua trajetória política e esse humilde vereador que acha de direito e o partido PT dá apoio, também, é pré-candidato, e vou trabalhar para ser o candidato..." - Mailton fez menção ao sistema político atual dizendo: "...para mudar esse sistema político que tem aí, que realmente maltrata, humilha, massacra, persegue... faz até intriga de amigos! Eu tinha amigos,pensava que tinha... e agora,só poque estão do outro lado não podem mais falar com o Mailton...". 

O vereador Paulino, Presidente da Câmara Municipal de Guaiúba se pronunciou: "...Gostaria de dizer que a nossa responsabilidade à frente do poder Legislativo é muito grande, porque nós somos de oposição, nós temos que fazer um trabalho bem feito com transparência, com honestidade, com lisura... é o que nós fazemos na Câmara hoje, apresentando nossas contas para a população, apresentando nossas contas para os vereadores da situação, pra quem quiser ver... tanto as nossas contas como as contas da Prefeitura, porque  se nós tivéssemos alguma coisa escondida, alguma coisa por debaixo dos panos, querendo fazer negócio de marmota, a gente ficava escondendo as nossas contas...mas eu sou o primeiro a convidar os vereadores de lá, pra olhar nossas contas e também olhar as contas da Prefeitura... - Estamos fazendo oposição com responsabilidade, com seriedade... eu creio que eles estão começando preocupar com esta posição que aí está. Uma oposição séria eque não arreda o pé e que procura fazer as coisas com seriedade, não jogando denúncias vagas como comentou uma vereadora da situação... nós não denunciamos  ninguém, ainda, aqui na Guaiúba... Quando nós denunciarmos, não vai ser na Guaiúba, não, vai ser no PROCAP, vai ser no TCM, vai ser no Ministério Público Federal, vai ser na Polícia Federal... - Até agora nós não fizemos uma denúncia, nos estamos investigando... buscando informações,porque aonde a gente ver coisa séria, desvio de recursos, nós tamos buscando informações, convocando Secretário não estão indo, convocando ex-secretárias para prestar esclarecimentos, não tão comparecendo... já deixei dois secretários agora convocados para  1ª quinta-feira de Fevereiro e na segunda Quinta-feira, dia 2 e dia 9, já tem dois convocados pra comparecer... e toda quinta-feira, aquele que não vier eu convoco novamente e quando completar a terceira vez que o "camarada" não comparecer, agente vai saber para onde vai... porque quem tem transparência vai debater na Câmara com os vereadores, vai debater com o povo. Tamos buscando informações como prefeito, também... - Com relação a esse nosso trabalho na câmara,oque nós queremos mesmo é mostrar que existe uma oposição séria, com responsabilidade e que pode Administrar a Prefeitura de Guaiúba, com transparência, olhando pro pequeno que precisa d'um medicamento, d'uma casa pra morar,  que precisa de um banheiro que não tem, que precisa de uma cesta básica porque tá passando fome porque a Ação Social não funciona... nós estamos aqui para fortalecer esse grupo porque 2012 é um ano decisivo, a oposição unida vai conquistar a prefeitura de Guaiúba!"

Guaiúba e Um Natal com Arte [...

No último sábado, 17 de Dezembro, a Prefeitura de Guaiúba realizou o encerramento do "Natal com Arte"uma festa que já vai na sua IX edição.

Um belíssimo espetáculo com a participação de artistas locais, destacando-se entre elas, o cantor "Adriel Ramon" e o Grupo de Ballet infantil do CEARC que sempre dá um show quando se apresenta, tendo como professoras as coreografas Meiriane Sales e Fabíola Garcia.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Marcelo Fradique, o seu vice Robério de Castro, o promotor de Justiça da  15ª Promotoria de Justiça da Família da comarca de Fortaleza, Antônio Carlos acompanhado de sua esposa Daniele Ventura , dentre outras autoridades.
Prefeito Marcelo de Castro ao lado de seu pai e da Diretora da Escola José Tristão Filho, Julieta Sousa.

O vice-prefeito Robério de Castro e sua noiva Eliane.

O Promotor de Justiça Antônio Carlos e sua esposa Daniele Ventura

6 de dez. de 2011

"Sou Pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Guaiuba" [...

Em entrevista ao blog Guaiúba.com, o vereador Mailton Nocrato afirma: "Sou Pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Guaiuba"

Mailton admite que a especulação é muito grande em relação a sua posição quanto as eleições de 2012, e garante que é pré-candidato e que tem apoio de vários seguimentos (segmentos)  da sociedade, ressaltando o PT Jovem de Guaiúba que vem se reunindo sistematicamente para traçar os rumos do partido nas eleições municipais de  2012.

Mailton Nocrato enfocou a importância de se ter um candidato verdadeiramente guaiubano que conviva diariamente comas pessoas e que se preocupe realmente com o bem estar do povo, lembrando que de todos os prefeitos que passaram pela administração Municipal de Guaiúba, nenhum deles morava na cidade causando assim, um desconforto para a população quando se tratando de um relacionamento mais humano com os seus administradores.

Eu perguntei ao vereador porque o foco em "Um Filho da Terra" e ele respondeu: "Não é justo para o povo ter um administrador de gabinete e de festas, o prefeito, diz Mailton, tem que ser uma pessoa que conviva com as pessoas, que compre o pão todos os dias na padaria da cidade, que faça compras nos supermercados da cidade, que gaste o parte do salário que o povo lhe paga, na cidade em que é prefeito, isso  é o mínimo que um homem público poderia fazer para compartilhar com quem o colocou ali, um pouco de respeito e dignidade.

Nota: O "Título" dessa reportagem foi modificado mediante correção de um leitor. A edição do blog assume total responsabilidade pelo deslize ortográfico e gramatical. Segue abaixo o comentário feito pelo leitor.

28 de nov. de 2011

Tá nas Redes Sociais [...

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo
a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.

Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.

Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público
de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições
públicas…

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm
menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas,vendidas
e compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção
é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis,
onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e
hospitais,onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo
não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das
misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos
favorecidos.

Frade Demetrius dos Santos Silva
* São Paulo/SP

26 de nov. de 2011

Política Pública e Controle Social

A Prefeitura de Guaiúba realizou nesta sexta-feira, 25 de Novembro de2011, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social.

O prefeito Marcelo Fradique, na condição de presidente da Conferência, fez a abertura dos trabalhos e falou da importância de um evento como esse no Município para ajudar no desenvolvimento de mecanismos que venham dar mais transparência nas políticas públicas. 

Marcelo Fradique mostrou-se satisfeito com a frequência na Conferência, principalmente de jovens interessados pela política num âmbito global, uma vez que o evento foi aberto a todos os seguimentos da sociedade e de todos eles vieram representantes.

O Prefeito fez uma observação onde mostrou que de todos os eventos púbicos realizados no CEARC, esse foi o de maior  participação da sociedade o que segundo Marcelo Fradique, o deixou muito satisfeito.

O Texto Base recebe o endosso de

Dilma Vana Rousseff
Presidenta da República

Jorge Hage  Sobrinho
Ministro-Chefe da Controladoria da União

Luiz Augusto Fraga Navarro de Brito Filho
Secretário-Executivo

Valdir Agapito Teixeira
Secretário Federal de Controle Interno

José Eduardo Romão
Ouvidor-Geral da União

Marcelo Nunes Neves da Rocha
Corregedor-Geral da União

Mário Vinícius Claussen Spinelli
Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas

Vânia Lúcia Ribeiro Vieira
Diretora de Prevenção da Corrupção
Presidente da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Consocial

A 1ª Conferência Municipal em Guaiúba contou com 4 seguimentos ou seja, 4 Eixos sendo eles:

Eixo I

PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO A INFORMAÇÃO E DADOS PÚBLICOS. - A transparência e o acesso à informação sã essenciais ara a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. Além disso, são ótimas medidas de prevenção da corrupção.  A transparência e o acesso à informação incentiva s gestores públicos a agirem com mais responsabilidade e eficiência. E, ainda, são fundamentais para possibilitar a participação popular e o controle social. Com o acesso aos dados públicos, os cidadãos podem acompanhar a implementação das políticas públicas e fiscalizar a a plicação do dinheiro público.

Eixo II

MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DE GESTÃO PÚBLICA.- O controle social é entendido como como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado,abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.

Eixo III

A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE POLÍTICAS  PÚBICAS COMO INSTÂNCIAS DE CONTROLE. - A Constituição Federal de 1988 propôs importantes modificações no arranjo de importantes políticas públicas com transparência de sua gestão aos municípios. Com isso, foram introduzidas no texto constitucional, diversas formas participativas de gestão e controle em áreas como saúde, educação,assistência social, políticas urbanas, meio ambiente, entre outros.

Eixo IV

DIRETRIZES PARA A PREVENÇÃO E COMBATE  À CORRUPÇÃO. - A prática da corrupção não é  um problema tipicamente brasileiro. Ao contrário, afeta todos os países d mundo e, sem distinção, entidades publicas e privadas, comprometendo a efetividade das políticas públicas e o crescimento econômico, tanto das nações desenvolvidas quanto daquelas em desenvolvimento.

Foram eleitos 10 delegados para representar o Município de Guaiúba na Conferência Estadual e quem sabe poder estar representando o Município de Guaiúba na Conferência Nacional que  acontecerá em Brasília, entre os dias 18 e20 de Maio de 2012, tendo como tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública".

Os 10 delegados eleitos foram:

CONSELHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
1º Colocado - Nathália Ferreira Sousa

SOCIEDADE CIVIL
1° Colocado - Joelma Alves Holanda
2º Colocado - Irineu Rodrigues de Paula
3º Colocado - Francisco Wesley Oliveira Mendonça
4º Colocado - Ademar Rocha Benevides
5º Colocado - Maria Erivanda Mateus Lima
6º Colocado - Francisco Juscelino Maciel

PODER PÚBLICO
1º Colocado - Josete Malheiros Tavares
2º Colocado - Adalberto Sobrinho da Silva
3º Colocado - Francisca Ribeiro de Aquino

A Sociedade Civil ficou com 60% das vagas, o Poder Público com 30% e o Conselho de Políticas Públicas com 10% das vagas para delegados Estaduais.

23 de nov. de 2011

Banco do Brasil de horário novo

O banco do Brasil, agência de Guaiúba, está funcionando de: 9hs às 14hs enquanto durar o horário de verão. Depois do horário de verão, a agência funcionará das 10hs às 15hs, segundo informações colhidas no próprio banco.

Essa elasticidade no horário já havia sido abordada aqui, em nosso blog, e essa medida vem em boa hora para beneficias os usuários que tinham que enfrentar enormes filas e superlotação na agência bancária por conta do horário reduzido.

Não havia sentido uma agência do Banco do Brasil, funcionar em horário de posto de atendimento. A população agradece e com isso todos saem ganhando.

O tel.: do Banco é: 85 3376-1363

22 de nov. de 2011

BR – Arco Metropolitano irá ligar Pacajus ao Porto do Pecém.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) reapresentou ao Plano Plurianual – PPA 2012/2015 da União – já o tinha feito no PPA 2007/2011 – uma proposta de construção de uma rodovia federal – Arco Metropolitano – e alocou verba no valor de R$ 100,000,00 (cem milhões) para o início da obra.

“É uma BR que vai dinamizar a área metropolitana de Fortaleza ligando a cidade de Pacajus ao Porto do Pecém. O governador Cid Gomes já mandou elaborar o projeto. Em 2007 o Dnit disse que não tinha recursos para fazê-lo. Essa rodovia irá fazer o Arco Metropolitano para desafogar a BR-116 ao abrir uma alternativa passando pelas cidades de Horizonte, Pacajus, Guaiuba, Maranguape (localidades de Amanari e Itapebussu) ao Porto do Pecém”, explicou Raimundo Matos.

O deputado disse que a rodovia federal irá fazer uma integração e desafogar as indústrias de Pacajus, Horizonte, Pacatuba e o Distrito Industrial de Maracanaú e fortalecer o município de Pentecoste.

Raimundo Gomes de Matos lembrou que a obra da Transnordestina que irá passar pelos distritos de Amanari e Itapebussu, no município de Maranguape também irá ajudar no desenvolvimento. “Inclusive, já foi assegurada pelo Governo Federal a construção de um Instituto Federal de Educação (IFCE) em Maranguape e, com certeza, irá dinamizar a economia do município a partir da Transnordestina e do Arco Metropolitano fruto dessas nossas emendas ao PPA 2012/2015”

Eu vi e agora mostro para vocês que não viram [...

Ex - Promotor de Canindé foi o coordenador da campanha de Marcos Cals.




Ex-Promotor de Canindé, ex-presidente da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará e ex-prefeito de Guaiúba, Fradique Accioly, foi escolhido para coordenador político da campanha do candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Marcos Cals. A informação foi dada, nesta segunda-feira, pelo líder do partido na Assembleia Legislativa, João Jaime.

Fradique Acioli, quando prefeito, foi sempre apontado como um dos destaques da legenda e ganhou várias vezes o Selo Unicef – Município Aprovado por invstir em projetos voltados para a infância e adolescência. Jovem, seria mais um “sangue novo” que o PSDB espera para reforçar o trabalho eleitoral de Marcos Cals, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, onde a maioria das lideranças apoia a reeleição do governador Cid Gomes (PSB).

(Fonte: Blog do Eliomar)

10 de nov. de 2011

STF retoma hoje o julgamento da lei da Ficha Limpa


Daniel Paiva / ChargesBrasil.com.br Serão analisados aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, mas que ainda têm chances de recorrer.
O STF deverá julgar hoje (9), ações que definirão se aLei da Ficha Limpa terá, ou não, validade na eleição municipal de 2012.

No sistema constitucional brasileiro, as leis complementares diferem das leis ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.

Só é preciso elaborar uma lei complementar quando aConstituição prevê que esse tipo de lei é necessária para regulamentar uma certa matéria. Estará em análise pelo Supremo a íntegra da Lei Complementar nº135/2010.

No início deste ano, o STF concluiu que a regra aprovada com o intuito de moralizar a política brasileira não poderia ter impedido a candidatura de políticos punidos, por exemplo, com cassação e condenação. De acordo com os ministros, uma norma desse tipo teria de ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição.

Na sessão de hoje, o Supremo analisará aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, mas que ainda têm chances de recorrer.

Os eleitores votaram em 2010 sem saber se políticos condenados e cassados tinham o direito de se candidatar. Apenas em março o tribunal concluiu que a lei não valeu na eleição passada porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. De acordo com a Constituição Federal, modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes.

Ao contrário do que ocorreu em março, quando o tribunal analisou apenas o aspecto temporal da lei, neste novo julgamento o STF examinará pontos específicos da norma. Entre eles, a possibilidade ou não de um político ser punido (com inelegibilidade) antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Por causa da incerteza, até hoje políticos excluídos da disputa - mas que conseguiram votos suficientes para assumir cargos - tentam na Justiça garantir o direito de tomar posse. É o caso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tomou posse ontem (8), no Senado, ampliando a bancada tucana na Casa para dez parlamentares. Ele assumiu no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB) diante da decisão do STF de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica aos candidatos eleitos em 2010.

Cunha Lima elegeu-se senador pela Paraíba com mais de um milhão de votos, mas foi impedido de tomar posse pela lei que proíbe a candidatura de políticos condenados por crimes eleitorais. Além dele, João Capiberibe (PSB-AP) teve a posse determinada pelo STF.

1 de nov. de 2011

Serra cita Geraldo que cita Serra

Tucanos tentam mostrar sinergia e parceria no novo programa da legenda


No clima de paz e amor, o novo programa do PSDB estadual, que vai ao ar no dia 2 e 4 de novembro, trará o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra numa dobradinha.

Serra falará sobre a Lei Anti-fumo, que criou na sua gestão, e elogiará a lei estadual que amplifica a prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, sancionada por Alckmin. O governador, por sua vez, além de citar Mário Covas, o que faz com certa freqüência, também falará de Serra.

O senador Aloysio Nunes Ferreira também aparecerá no filme defendendo o voto distrital. O programa anterior do partido gerou crise entre os tucanos, já que Serra e Aloysio foram excluídos das filmagens.

28 de out. de 2011

Dividir amigos com a namorada deixa o homem impotente

Amigos comprometidos, fiquem espertos. Um estudo quentinho das universidades de Chicago e Cornell (ambas nos EUA), publicado no último dia 8, mostra um link interessante e preocupante entre o círculo social de um casal e… Problemas de ereção.

De acordo com os especialistas, ter amigos em comum com a cara metade só é uma boa ideia até certo ponto: quando a mulher fica íntima demais dos companheiros do parceiro, ele tem92% (é!) mais chances de murchar na cama.

“Homens que vivem ‘partner betweenness’ [expressão que os pesquisadores usam para chamar essa relação de proximidade entre a moça e os amigos do cara] têm mais dificuldade para conseguir e manter uma ereção, e também de chegar ao orgasmo“, explicam.

A gente deixa você mandar o link desse post para a patroa na próxima vez em que quiser sair soltinho por aí.

Fonte: 

5 de out. de 2011

Dos 181 países que fazem parte da ONU, Brasil é o único que paga salário a vereador [...

Pedro Rodrigues (PP), o vereador mais votado na última eleição em Patos de Minas, cidade a 400 quilômetros de Belo Horizonte, teve uma idéia que considerou genial: sortear com a população dois cargos de assessor parlamentar. Cada cargo vale um salário de R$ 1.850,00.

Apenas um deles exige do seu eventual ocupante o segundo grau completo. (...)“Não dizem que os políticos só empregam parentes e amigos? Comigo não tem isso”, esclareceu. O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o caso. Ex-secretário-geral do Ministério da Justiça no governo José Sarney, o jurista José Paulo Cavalcanti Filho garante que Rodrigues pode sortear os cargos, sim. E até deve ser elogiado por isso. O que ele acha errado é que Rodrigues ganhe salário e pague salário a quem o assessora.

Exatos 181 países fazem parte da ONU. Em um só se paga salário a vereadores ou a pessoas que exercem funções equivalentes. Adivinhe... A única invenção brasileira reconhecida em fóruns internacionais é a duplicata mercantil. Data da época em que Dom João VI transferiu para o Rio a sede do império português. Nem o avião é, apesar do proclamado pioneirismo de Santos Dumont. Pois a segunda invenção à espera de reconhecimento universal é o vereador pago. O vereador pago é como a jabuticaba, uma fruta genuinamente nacional.Em raros dos outros 180 países, paga-se simbólica quantia aos conselheiros municipais. Eles se reúnem em local cedido pela administração do lugar. Oferecem lá suas idéias e vão para casa.

No Brasil, até 1977, somente os vereadores de capitais recebiam salários. Para fazer média com os políticos depois de ter fechado o Congresso, o general-presidente Ernesto Geisel estendeu o benefício aos demais vereadores. Nos 5.561 municípios havia um total de 60.267 vereadores até 2004. A Justiça Eleitoral passou a faca em mais de oito mil vagas. O Congresso ameaçou aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição que fixava em 57.295 o número de vereadores. Recuou e o número ficou em 50.653. Poderia ser o dobro disso desde que pouco ou nada custassem aos nossos bolsos.Sabe quanto eles custam? Algo como R$ 4,8 bilhões anuais.

É de lei: 5% da receita do município servem para pagar os vereadores, seus assessores e as demais despesas de manutenção da Câmara Municipal. Você não acha que esse dinheiro seria mais bem empregado caso fosse destinado às áreas de educação e saúde, por exemplo? Afinal, a produção legislativa dos vereadores é irrisória e vagabunda. Mas pense em propor acabar com a figura do vereador pago. Os deputados estaduais precisam dele para se eleger, assim como os federais precisam dos estaduais – e pelo mesmo motivo.

Extraído doblog: Movimento Democracia Direta

4 de out. de 2011

Falta humanização no sistema de saúde

A falta de humanização é o principal gargalo da saúde privada no Brasil. Prova disso é que 33% dos entrevistados pela Consultoria Deloitte trocaram de médico no último ano. Cerca de 81% dos clientes se mostraram insatisfeitos com o tempo de espera nos consultórios. Já 49% estão descontentes com os médicos de convênio, planos ou cooperativa. O segmento que engloba 46 milhões de brasileiros é o segundo maior mercado do mundo atrás apenas dos Estados Unidos. É frequente a abertura de laboratórios, clínicas e hospitais nos quatros cantos do país. Cerca de 75% dos planos são corporativos e os pacientes não passam de códigos de barras ou números de carteirinha. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, o sócio da área de Life Science e Healthcare da Deloitte, Enrico de Vetori, enfatizou a insatisfação dos usuários. “Os próprios médicos ainda não entenderam que estão dando um tiro no pé”. O setor está em evidência no Brasil principalmente devido ao incremento da classe média emergente. A pesquisa mostra ainda que, para o brasileiro, a saúde suplementar é um bem de consumo, ficando apenas atrás do emprego e da casa própria. A proliferação de franquias de clínicas e hospitais se justifica pelo faturamento anual do setor de R$ 100 bilhões. A advogada Rosana Chiavassa, especialista em defesa do consumidor na área de planos de saúde, destacou que a prorrogação do diagnóstico e do tratamento piora a saúde do brasileiro.Rosana Chiavassa avaliou ainda que, com o avanço da ciência, a insatisfação da população tende a crescer ainda mais.

27 de set. de 2011

Pagamento de diferença de aposentadoria a 130 mil será feito a partir de outubro[...

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, anunciou nesta quinta-feira (14) que o pagamento da diferença de aposentadoria para as 130 mil pessoas que têm direito a receber valores atrasados começará a ser feita em outubro.

O pagamento será feito em quatro partes, dependendo de quanto o segurado tem a receber. Em 31 de outubro receberão os aposentados e pensionistas com direito de receber até R$ 6 mil. Em maio do ano que vem, quem tem que receber entre R$ 6 mil e R$ 15 mil. Já em novembro de 2012 receberá o grupo cujo valor fica entre R$ 15 mil e R$ 19 mil e, em janeiro de 2013, quem tem direito a uma quantia acima desses valores.

Têm direito a receber esse dinheiro pessoas que se aposentaram pelo valor máximo no período entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. Durante esse período, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) limitou todos os benefícios ao teto fixado na Constituição, mesmo que pela regra de cálculo das aposentadorias a pessoa tivesse direito a um pagamento maior.

O pagamento, agora, desses valores, ocorre por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em prol dos aposentados. O Supremo entendeu que, para as pessoas cujo benefício seria, em tese, maior do que o teto, seria dado um reajuste extra, no ano seguinte, equivalente ao novo valor do teto previdenciário. A Justiça ainda tem que decidir se a forma escolhida pelo governo para fazer o pagamento é adequada.

De acordo com dados da Previdência, foram identificados 131.161 benefícios com diferenças a receber, dos quais 117.135 continuam ativos.

Garibaldi justificou a necessidade de os valores serem repassados de forma escalonada por conta do Orçamento do governo, que não permite que o pagamento seja feito de uma única vez.

- Acho que aposentados vão entender que dentro das condições financeiras que o país enfrenta, nós obtivemos a melhor proposta de pagamento. Não é a ideal, mas foi a possível, a viável.

O INSS esclareceu ainda que as pessoas não devem procurar os postos do órgão, mas aguardar os cálculos que estão sendo feitos.

Clic na Fonte e acesse oportal

25 de set. de 2011

Deputado Eudes Xavier rejeita PL que cria empresa para gerir hospitais universitários


O deputado federal Eudes Xavier votou contra projeto de lei 1749/11, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O parlamentar, que foi o único da bancada petista cearense a rejeitar o PL, afirmou que a decisão foi baseada no “compromisso de classe com os trabalhadores e trabalhadoras” e lembrou sua trajetória sindical.

Apesar de o relator do texto, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), ter garantido que o projeto não vai privatizar esses hospitais e que as universidades vão manter a influência sobre as instituições, as representações sindicais alegam que a medida abre precedentes para o enfraquecimento da autonomia das universidades.

“A função dos hospitais universitários inclui o ensino, a pesquisa e a extensão, portanto uma empresa de sociedade anônima, mesmo com caráter público, representa um risco futuro para as funções das quais as universidades públicas não podem abrir mão”, ressaltou o deputado Eudes Xavier.

O projeto foi aprovado na noite de ontem por 240 votos  a 112, mesmo sob protestos de profissionais da saúde, que foram impedidos de entrar na Câmara dos Deputados para acompanhar a votação. Analisada em caráter de urgência constitucional, a matéria agora segue para a apreciação do Senado.

Fonte: Site 

14 de set. de 2011

Guaiúba Sem Lei [...

Guaiúba sofre mesmo a falta de gerenciamento por parte das autoridades competentes, mesmo existindo leis que proíbem carros de som com paredões e propagandas irritantes, as pessoas que fazem a divulgação de eventos festivos, esportivos  e de interesse da administração municipal, parecem não ter conhecimento dessas leis e se conhecem desrespeitam totalmente suas determinações.

Não fosse o bastante a população ter que aguentar um carro de som com excesso de "decibéis" anunciando a toda hora e por todas as ruas da cidade convocações à população por parte da prefeitura de Guaiúba em nome do prefeito "Macelo Fradique e do vice Robério de Castro",ainda vem carros de outras cidades, altas horas da noite anunciar eventos festivos com o som acima do normal, poluindo e desrespeitando o sossego das pessoas, principalmente de idosos e de crianças. 

Está na hora do MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL olhar para os interesses da população  e procurar proporcionar ao cidadão melhores condições de vida como manda a lei, e se o Ministério Público Local não puder por alguma razão intervir a bem da cidadania, deve-se cobrar do Ministério Público do Estado do Ceará tomar para si a obrigação para se fazer cumprir as LEIS. 

Esclarecendo à população:
O Ministério Público foi criado para defender o cidadão no seu exercício da cidadania, por isso tem esse nome: "MINISTÉRIO PÚBLICO '

10 de set. de 2011

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO: das180 cidades cearenses,apenas 40% possuem um [...




O QUE É O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO ?
É o instrumento dos governos municipais específico para a definição do
padrão de desenvolvimento da ocupação urbana do seu território.
Através dele são identificadas e analisadas suas características físicas,
suas atividades predominantes e suas vocações, bem como as situações
problematizadas e potencialidades; para, em conjunto com a sociedade
organizada, determinar a forma de crescimento a ser promovido, seus
instrumentos de implementação e os objetivos a serem alcançados.
Trata-se da ferramenta adequada à racionalização do uso dos recursos
públicos para a melhoria da qualidade de vida da população e a
preservação dos recursos naturais.

POR QUE ELABORAR O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO ?
O Estatuto da Cidade, além de obrigar a formulação ou revisão de Plano
Diretor, para municípios com mais de 20.000 habitantes, até 2006;
condiciona à elaboração do Plano, a utilização dos seus instrumentos
(uso compulsório, zonas especiais de interesse social, usucapião
coletivo, direito de preempção, regularização de favelas e cortiços).
As Leis Federais 9.785, de 29/01/1999 e 10.932 de 03/08/2004,
modificando a Lei 6766 de 19/12/1979, permitem aos municípios alterar
as exigências de áreas públicas (35%), em função de interesse público,
desde que previsto em Plano Diretor .


O Código Florestal (Lei Federal No 4.771 de 15/09/1965) e a Lei de
Crime Ambiental (9.605 de 1998) tem o objetivo de preservação dos
meio ambiente e recursos hídricos. Isto é fundamental à manutenção ou
recuperação da qualidade de vida, além de ser crime inafiançável o seu
desrespeito.

QUEM PARTICIPA E COMO ?
Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deve ser realizado em
bases participativas, através de Oficinas, Plenárias e Audiências.
Assim, o desenvolvimento dos trabalhos necessariamente levará em
consideração a interação das 3 seguintes esferas:

Poder Público
Da primeira esfera fazem parte não só a Prefeitura, mas também os
demais órgãos, autarquias e secretarias do nível municipal, além
daquelas do nível estadual e até federal. Igualmente pertence a esta
esfera a empresa contratada, que neste momento representa a própria
Prefeitura, para os assuntos relativos ao próprio objeto de trabalho.
A esfera do poder público municipal tem no seu peculiar interesse a
manutenção e melhoria da qualidade de vida de sua população e do
meio ambiente que a abriga. Dessa forma tem todas as condições de
chamar a participar todas as entidades de âmbito municipal, assim como
convidas para o diálogo as demais entidades de âmbito estadual ou
federal.
 
Sociedade CivilEsta esfera contém a fauna do ecossistema em análise. Os moradores
das comunidades locais são a um só tempo: a razão da existência das
condições presentes, os seres vivos que sofrem as deficiências daquele
modo de vida, a mão de obra do sistema econômico da região
envolvente e o mercado consumidor do comércio e serviços locais.
Assim, são as partes efetivamente interessadas na melhoria da
qualidade de vida e do ambiente da região. Por este motivo, devemos
buscar intensa interação com as comunidades pois, diferentemente do
poder econômico (que pode vender ou prestar serviços em qualquer
lugar), elas efetivamente pertencem ao lugar e estão ali para ficar.
 
Poder Econômico
Pode contribuir para o desenvolvimento da região tanto quanto pode
gerar disfunções. Não se apegam a um lugar, mas aos lugares
adequados ao desempenho das atividades econômicas e à realização de
lucros. Entretanto devem ser considerados como geradores de
empregos.
Deve-se estabelecer um canal específico de participação pelo qual
poderão ser detectadas as tendências do mercado e definidas
estratégias para melhor potencializa-las em prol da sociedade.

Esclarecendo à população:
"A Falta de um Plano Diretor pode gerar ação por improbidade administrativa contra os gestores municipais"

5 de set. de 2011

Seguindo o Curso dos Fatos [...

É uma questão de lógica e de hierarquia, o prefeito Marcelo Fradique (PSDB), deve ser o candidato natural para a reeleição municipal em 2012, seguindo o curso natural da história política brasileira.

Outros nomes que aparecem nas pesquisas são consequência da diversidade política, onde as  populações preenchem a lacuna derivada da necessidade de se ter um confronto (disputa), para enaltecer o ego de cada eleitor.

Com a vitória na última eleição, não resta ao PSDB outro nome senão o do atual prefeito Marcelo Fradique como candidato da chapa para as próximas eleições municipais, essa é a única maneira de mostrar para o oposição que o partido continua forte e capaz de indicar um candidato próprio desmentindo os boatos de que o atual prefeito apoiaria um outro nome ao invés de  se candidatar a reeleição.

   

25 de ago. de 2011

Atirando com a Pólvora Alheia [...

A Prefeitura de Guaiúba apresentará no próximo dia 26 de  Agosto, o V FESTFOLG. Coordenado pela Secretaria de Cultura do Município, bem que os responsáveis  poderiam usar de bom senso e esclarecer para a população mais jovem e também para os que visitam nosso município, que o FESTfolG teve origem há muitos anos atrás quando o então diretor do Centro Educacional Manuel Baltazar, Sr. Antônio Ribeiro, (Falecido) organizava todos os  anos por ocasião das festividades juninas, o "FESTIVAL DE FOLCLORE"  reunia todas as escolas do Município bem como grupos folclóricos vindos de todos os lugares   numa verdadeira festa de cultura e costumes dos nossos antepassados.

Hoje, a festa popular se transformou em uma única apresentação onde a verdadeira origem do "Festival" é distorcida dando o crédito ao ex Secretário de Educação, Sr. Francisco Assunção" (Falecido), que simplesmente começou a realizar um outro Festival usando prestigio e a máquina administrativa dando o nome de "Festfog" que hoje é "Festfolg" apagando assim, a memória da verdadeira festa popular que se originou no antigo Ginásio manuel Baltazar pelas famílias, professores e alunos, para dar lugar a uma festa voltada para a política local. 

Para constatar a veracidade dos fatos basta ir assistir ao festival no dia 26 de Agosto na Praça de Alimentação ao lado do Banco do Brasil às 19horas, não vão faltar agradecimentos políticos misturados ao belíssimo espetáculo de cultura, mérito exclusivo dos artistas. A cultura agradece, apesar de tudo.

2 de ago. de 2011

STF decide: Agora os músicos não precisam mais de registro na Ordem dos Músicos do Brasil para fazer shows [...

Agora os músicos que não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) não precisam mais da carteirinha para fazer shows, a decisão unanime foi do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o Supremo a exigência da carteira prejudica a liberdade profissional, sendo que a restrição deve acontecer por motivos técnicos o que não acontece no caso dos músicos, que por muitas vezes aprendem a profissão sem cursos técnicos. A decisão foi promulgada nesta segunda-feira (01).

A ação contra a obrigatoriedade do registro na OMB já tramitava no STF desde 2004 e foi a julgamento na Segunda Turma do STF em 2005. O objetivo da lei é que a liberdade do exercício profissional seja cumprida, pois isto é garantido pela Constituição Federal. Desde que a profissão não cause nenhum risco a população ela pode ser exercida livremente e deve ser entendida como arte.

Para se registrar na Ordem dos Músicos do Brasil, casa indivíduo deveria pagar uma taxa pela filiação devido a uma lei instituída em 1960. E é esta lei que o STF quer derrubar. A lei também determina que a OMB seja quem é responsável por exercer a seleção, a disciplina e a defesa da classe música por todo o país.

Em diversos locais do país os músicos só podiam fazer shows mediante a apresentação do documento profissional. Para chegar essa decisão os ministros analisaram o caso de um músico catarinense que foi a Justiça por não poder se apresentar na sua cidade por não possuir registro na OMB.

27 de jul. de 2011

GUAIUBA O FUTURO TE ESPERA


                                                                                                                                 Fernando Nilanquim

                Três grandes obras que estão em fase terminal podem fazer o diferencial do desenvolvimento da cidade de Guaiuba: O metrô de Fortaleza, a UNILAB (Universidade de Redenção), e Transnordestina. A Transnordestina é um trem de carga e de passageiro, que desenvolve em média 90 km/hora, que juntamente com o metrô, diminuirá as distâncias, intensificando o comércio e o nascimento de um parque industrial em Guaiuba. Já a UNILAB (Universidade de Redenção) trará de início seis mil alunos, e no segundo momento chegará a quinze mil alunos, parte destes alunos morarão em Guaiuba, e dependendo da gentileza e hospitalidade poderá dobrar este número. Os benefícios serão grandiosos, se nós tivermos governantes sensíveis a estas mudanças, pois será preciso governantes que tenha acesso aos projetos a nível federal e estadual, trazendo melhoria de infraestrutura em: Pavimentação, energia, água e comunicação. Com a vinda dos Universitários residirem em Guaiuba, Guaiuba passará a ser uma cidade Universitária, melhorando a consciência política e o espírito de cidadania, elevando o nível cultural intelectual. Tudo isso só poderá ser concretizado se mudarmos o nosso comportamento barrista e primitivo, de achar que o turista vem para a nossa cidade sujar e poluir nossa cidade, esse pensamento antigo destas cabeças com diarréia mental, precisa ser castrado e destruído, pois se tomarmos como exemplo Fortaleza. Fortaleza só cresceu absurdamente, porque 90% dos seus habitantes eram provenientes do interior do Ceará, e em vista disso, como não eram fortalezenses, tratavam as pessoas de fora com gentileza e hospitalidade, recebendo o título de cidade hospitaleira. Nós temos que seguir o exemplo de Fortaleza e nos prepararmos para o futuro do século XXI ou continuarmos no século XIX, com uma vida provinciana aturando os caudilhos com suas oligarquias controlando a vida dos seus moradores.

21 de jul. de 2011

Guaiúba: Agência do INSS Barrada no Descaso Público [...

Numa Sessão solene realizada no pátio lotado da Escola do Estado, José Tristão Filho, a Câmara Municipal de Guaiúba, entregou ao Senador da República, Pimentel (PT), o Título de Cidadão guaiubano. 

Um Projeto de Resolução do vereador Mailton Nocrato e aprovado por unanimidade pelos nove vereadores na Câmara Municipal de Guaiúba, concedeu ao Senador Pimentel (PT), um Título de Cidadão que segundo o próprio Senador, só vem ajudar a lembrar da responsabilidade para com o povo de Guaiúba,uma vez que o senador reconhece que o Município teve papel importantíssimo na espantosa vitória sobre seu opositor (PSDB) nas urnas nas eleições de2010.

Na ocasião, o Senador Pimentel lembrou a importância da construção de uma Agência do INSS, aqui em Guaiúba e disse que a contrapartida  da Prefeitura, é apenas de doar o terreno coisa que até o momento não aconteceu.

Numa demonstração de incompetência política, a Prefeitura de Guaiúba não mandou nenhum representante para a solenidade de entregado Título de Cidadão a um Senador da República, até mesmo os quatro vereadores da situação, deixando bem claro para a imprensa e para a população, que a atual administração não tem interesse no desenvolvimento do Município se esse desenvolvimento vier da oposição, apesar de ser um Projeto Federal que vem beneficiar a todos, gerando empregos Federais e ajudando aqueles que precisam da previdência Social. 

A população já tem como hábito acompanhar o desenrolar dos acontecimentos políticos de Guaiúba, através do blog; "guaiuba.com" que é o único canal de notícias local.- Diante da responsabilidade de levar a informação até o internauta, o blog está se preparando para fazer um raio-X da cidade, mostrando a vida real com fotos, vídeos, relatos e depoimentos de pessoas do povo da sede e dos distritos. 

16 de jul. de 2011

Câmara Municipal de Guaiúba dá Título de Cidadão Guaiubano [...

A Cãmara Municipal de Guaiúba se reúne hoje, 16, a partir das 16 horas em Sessão Solene Extraordinária, sessão que será realizada nas dependências do Colégio do Estado, José tristão Filho, ocasião que fará valer o projeto do verador José Mailton Nocrato onde será entregue ao atual Senador da República, Pimentel (PT), o título de Cidadão guaiubano.

O projeto do vereador Mailton Nocrato, visa prestar homenagem ao senador que já foi quatro vezes deputado Federal pelo PT além de Ministro da Previdência Social durante o governo Lula (PT).

Enquanto Ministro da Previdência,o atual Senador Pimentel, conseguiu para o Município de Guaiúba, uma Agencia do INSS onde a prefeitura deveria entrar com uma contrapartida de doar o terreno para a construção da Agência, o que não aconteceu.

É estranho um Município que tem tanta carência na área da Previdência Social como é Guaiúba, desperdiçar uma oportunidade única como essa, poupando as pessoas de ter que se deslocarem até Pacatuba ou Fortaleza para tratarem de assuntos referentes a Previdência.

É mais do que merecido a homenagem do vereador Mailton Nocrato ao Senador Pimentel.

Mailton Nocrato é o único nome a pre-candidatura para prefeitura de Guaiúba, outros nomes que se cogitam pela cidade, ainda não estão definidos, tendo em vista a lei da ficha limpa, alguns nomes podem ficar fora da disputa para o próximo pleito de 2012.

9 de jul. de 2011

Férias no Ceará: Cidade Negra e Roberta Sá agitam fim de semana

O fim de semana será animado no Estado. Nessa sexta-feira (8), a banda Cidade Negra estreia no Férias no Ceará com a promessa de agitar a Praça Dragão do Mar de Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste. O show de abertura será por conta da cantora Júlia Dantas, às 20 horas. Já no domingo (10), a banda vai aquecer a Região da Ibiapaba, com uma apresentação na Praça de Eventos de Tianguá. Quem faz o show de abertura é o músico Edinho Vilas Boas.

Já no sábado (9), a potiguar Roberta Sá é quem vai agitar Fortaleza, no Anfiteatro do Parque do Cocó. A partir das 20 horas, é o pop rock da banda Reite que vai aquecer os ânimos da galera. A cantora também já se apresentou no Crato, região do Cariri, na última quinta-feira (7).

O Festival
O Férias no Ceará é um Festival de Música realizado pelo Governo do Estado, nos meses de janeiro e julho, e que já está na sua sexta edição. Durante todos os finais de semana deste mês, o som da música popular brasileira, do pop e do clássico vai invadir os quatro cantos do Estado. Ao todo são 28 atrações nacionais e regionais percorrendo 32 municípios de todas as regiões do Ceará. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

Os 32 municípios que receberão o “Férias no Ceará” são: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crato, Aracati, Barbalha, Tianguá, Morada Nova, Crateús, General Sampaio, Groaíras, Graça, Mauriti, Campo Sales, Russas, Tauá, Maranguape, Cascavel, Camocim, Quixadá, Caucaia, Croatá, Poranga, Pacajus, Brejo Santo, Monsenhor Tabosa, Iguatu, Tamboril, Ubajara, Ipu e Pacatuba.

Gilberto Gil abriu a primeira semana do Festival, com shows em Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral e Canindé. Ainda estão agendadas apresentações da banda Cidade Negra, também de Vanessa da Mata, Jorge Benjor, Seu Jorge, Zélia Ducan, Lulu Santos e Artur Moreira Lima. Os shows de abertura ficam por conta de 19 bandas cearenses: Geração Ypsilone, Monomotor, Zero 85 , Electrocactus, Soul Pop , Verona , Groovytown , Estrela da Serra , Outdoor , Locomotiva , Inbeats , Dona Zefa, Arsenic , Zona Azul, Código de Barras, The Dillas, O Verbo, Reite, e Vitalize.

FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

2 de jun. de 2011

Contrariando Lula, Líderes petistas discutem nome para substituir Palocci [...

Na contramão da estratégia traçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigentes e líderes do PT não só querem a saída do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, como já discutem pelo menos dois nomes para substituí-lo. O argumento é o de que a manutenção de Palocci provoca enorme desgaste ao governo da presidente Dilma Rousseff e sua preservação aumentará ainda mais a crise política. 

Um sintoma da mudança de tom em relação a Palocci ocorrerá na reunião de hoje da Executiva Nacional do PT, em Brasília. Na prática, o partido de Dilma lavará as mãos: não produzirá resolução apoiando o ministro, mas também não pedirá sua cabeça em público. 

A fragilidade cada vez maior de Palocci - convocado ontem para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Câmara - já alimenta uma disputa fratricida no PT pelo espólio da Casa Civil. Dois nomes são citados para a vaga: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Paulo Bernardo (Comunicações). 

Para queimar Bernardo, grupos que se opõem a ele vazaram a informação de que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pedira a saída de Palocci em um almoço oferecido a Lula, em Brasília, na semana passada. Foi uma tentativa de constrangimento, já que Gleisi é mulher de Bernardo. 

Ela telefonou para Palocci ontem para desfazer o que chamou de 'intriga' com o objetivo de atingir Bernardo. No almoço com Lula, a senadora perguntou ao ex-presidente até que ponto valia 'queimar gordura' para defender Palocci por causa de um projeto pessoal do ministro, se ele não dava explicações sobre a evolução do seu patrimônio. 

Com o governo sob cerco político, outros petistas reforçaram ontem o coro das cobranças a Palocci, acusado de enriquecimento ilícito e tráfico de influência. De nada adiantaram os apelos de Lula, que, antes de viajar para Cuba, chamou companheiros a seu escritório, em São Paulo, para pedir que não rifassem o chefe de Casa Civil. 'Se vocês não segurarem Palocci, a oposição não vai dar sossego', disse Lula. 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), admitiu, porém, que a opinião pública precisa de mais informações. 'O ministro tem de se explicar', insistiu Maia. 'Não se pode transformar esse episódio em disputa entre governo e oposição, e a Procuradoria-Geral da República tem de tomar uma decisão de investigar ou não. Aqui na Câmara o debate é político e não serve para ninguém.' 

Espera. O senador Walter Pinheiro (PT-BA), um dos primeiros a cobrar explicações do ministro, afirmou que a crise só aumentará enquanto Palocci não esclarecer a multiplicação de seu patrimônio em 20 vezes, nos últimos quatro anos. 'Quem está em cargo público tem de dar esclarecimentos públicos. Ou faz isso ou deixa o cargo', ressaltou. 'Estamos aguardando as manifestações do ministro há duas semanas. Esse tempo só tramou contra ele, o PT e o governo.' 

O PT defende mudanças no modelo de articulação política do Palácio do Planalto. Se Palocci for defenestrado e Bernardo transferido para a Casa Civil, há quem pregue a transferência de César Alvarez (PT) para o comando das Comunicações. Alvarez, hoje, é secretário executivo da pasta. 

Petistas também não abrem mão da Secretaria de Relações Institucionais. Dizem que o ministro Luiz Sérgio está 'com os dias contados', mas não querem ceder o espaço para o PMDB. Com esse argumento, muitos defendem a volta de Alexandre Padilha, hoje no Ministério da Saúde, para a seara política. 

Para o presidente do PT paulista, Edinho Silva, o partido deveria ir para a ofensiva e respaldar Palocci. 'É um equívoco o PT fazer coro com a oposição', afirmou. 'Antes de tudo, é preciso deixar claro o que pode ou não ser feito pelo homem público.'


Por Vera Rosa e João Domingos / BRASÍLIA, estadao.com.br  

31 de mai. de 2011

Sem Terra - Uma População Desassistida [...

O vereador Mailton Nocrato, preocupado com as péssimas condições em que se encontram as ruas dos bairros menos favorecidos, inclusive ruas principais como a rua Maria do Carmo no trecho que fica em frente ao Colégio José Tristão Filho, está um verdadeiro caos, prejudicando o acesso de professores e alunos da rede estadual de ensino.

Na foto acima, o vereador mostra trecho de uma rua que fica no bairro São José (Sem Terra), e que mostra um retrato fiel da situação em que vivem os moradores desse bairro. Apesar de ser um bairro bastante populoso, o "Sem Terra" é um bairro desassistido pela prefeitura, diz o vereador Mailton, salvo época de eleições quando o bairro recebe inúmeras visitas de políticos que vem em busca de votos e que depois que passam as eleições, as pessoas voltam a amargar o mesmo descaso público.   

Além do mau estado das ruas, não se pode deixar de ver que naquele bairro ainda é grande o número de casas de "taipa" deixando-se perceber que não existe um programa de assistência a famílias carentes naquela área.

25 de mai. de 2011

Governo publica MP que permite desoneração de tablets [...

A presidente Dilma Rousseff assinou na sexta-feira (20) a medida provisória 534, que equipara os tablets aos computadores para fins de tributação. A MP, publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União", era uma exigência de grandes multinacionais, como a taiwanesa Foxconn, para começar a produzir tablets no Brasil.

Com isso, os tablets passam a ser enquadrados na lei 11.196/95, a chamada "Lei do Bem", e ficam isentos de recolher PIS e Cofins e têm reduzida em 80% a alíquota de IPI.

Até agora, a Receita Federal hesitava em enquadrar os tablets como PCs sob a justificativa de que não tinham teclado físico --na verdade, era uma desculpa, pelo fato de os equipamentos serem importados e a indústria nacional pressionar com medo de queda nas vendas.

Pela nova regra, os tablets, definidos na MP como ''máquinas automáticas de processamento de dados, portáteis, sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 142 cm²".

EMPRESAS

Já há 12 empresas cadastradas no Ministério de Ciência e Tecnologia para produzir tablets no Brasil. Agora, o governo deve editar as regras do Processo Produtivo Básico dos tablets. O anteprojeto ficou aberto até a última sexta-feira para sugestões e deve ser publicado em breve.

O PPB vai definir os percentuais de componentes com produção local para que as empresas possam se beneficiar de incentivos fiscais. A ideia é que seja proposta uma redução gradativa de importação e sua substituição por componentes nacionais, segundo disse à Folha nesta segunda-feira o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

Com as medidas, o governo Dilma se mostra disposto a acelerar o cumprimento das exigências que a Foxconn impôs para viabilizar um investimento de US$ 12 bilhões no Brasil.

O primeiro passo será a produção local do iPad, o tablet da Apple, na planta que a empresa já tem em Jundiaí (SP). O prazo era novembro deste ano, mas a empresa tenta antecipar o início da montagem para julho.

24 de mai. de 2011

Na boca do Povo [...

O cenário político de Guaiúba, vem se desenhando fora dos padrões que o guaiubano está acostumado a ver. Diferente do que se esperava, o enfraquecimento do PSDB depois da derrota  nas urnas em todas as instâncias políticas no Município, a consciência popular parece ter tomado um novo rumo, sendo comum ver pessoas que antes se diziam convictas em uma opinião política, agora já cogitam buscarem uma nova opção.

Essa busca, talvez se dê pelo fato de que os funcionários municipais, principalmente os que trabalham em cargos comissionados, vêem sua liberdade de expressão política castrada pelo sistema que cobra fidelidade sob pena de represálias por parte da administração PSDBista.

Nas ruas, os comentários apontam uma nova opção para o próximo pleito de 2012, mesmo que os partidos de oposição ainda não tenham definido quem apoia quem e que nome deva concorrer contra o atual sistema que vem administrando o município por dezoito anos, já se cogita apoio a oposição, por vários segmentos da sociedade.

Guaiúba, como na esfera nacional, sempre manteve uma disputa acirrada entre PT e PSDB, não dando chance aos outros partidos que só tem a finalidade de apoiarem um ou outro com coligações que nem sempre mantém a fidelidade. O que se vê são líderes de partidos pequenos garimpando votos para suas coligações e os partidários e simpatizantes bombardeados com propostas e promessas que na maioria dos casos não serão cumpridas.

21 de mai. de 2011

Guaiúba - Sem Lazer, Sem Estradas [...

 Açude do São Jerônimo, uma das opções de lazer que o município de Guaiúba possui, é um local frequentado por pessoas da comunidade local, assim como turistas que vem de outras cidades em busca de um lazer acessível e saudável. 

Infelizmente, a rodovia que dá acesso a esse paraíso natural e que ironicamente leva o nome de "Rodovia Dr. Antônio Fradique", está em péssimo estado de conservação. - Desde que foi inaugurada na administração do ex-prefeito Antônio Carlos Fradique, que a rodovia não passa por nenhum processo de recuperação, salvo algumas vezes em que foram feitos alguns remendos paliativos incapazes de suportar qualquer inverno e ou até mesmo o transito cotidiano.


As comunidades de Itacima, Dourado, Terra seca e São Jerônimo, convivem há bastante tempo com esse problema e seus representantes eleitos pelo voto popular nada fazem para cobrar das autoridades uma providência para uma situação que já se arrasta há anos e coloca em perigo  a segurança de motoristas que por ali se aventuram. 

O blog GUAIUBA.COM, registra aqui a denúncia e um protesto de indignação em solidariedade ao povo dessas localidades. 




Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

21 de dez. de 2011

Oposição: "União por uma Guaiúba Livre e Uma Administração Voltada para o Povo Guaiubano"

Foi em clima de muita união que aconteceu sexta-feira próxima passada, 16 de Dezembro no Sítio do artista Lauro Jaya, a última reunião do grupo que fará "oposição" a atual administração do PSDB ou a outro partido  que venha a ser apoiado pelo Executivo, apesar da oposição achar que o Prefeito Marcelo Fradique será  candidato a reeleição em 2012, até mesmo porque seria um caso raro que foge aos padrões políticos brasileiro, um candidato concorrer a um só mandato quando pode optar pelo segundo mandato sem ter que recorrer a processos no STE. (Estranho, diga-se de passagem) 

Os três pré-candidatos da oposição, Caio Holanda, Verônica e Mailton Nocrato, juntaram cinco presidentes de partidos políticos locais e quase quarenta pré-candidatos a vereador em chapas de oposição e junto com eles, o presidente da Câmara Municipal de Guaiúba, vereador Paulino para firmarem uma aliança garantindo assim, apoio para o próximo pleito eleitoral.

Durante a reunião, todos os pré-candidatos falaram de suas preocupações com o futuro político do Município fazendo-se lembrar a cada palestrante a falta de pessoas de Guaiúba na cúpula da Administração local, uma vez que todos as secretarias que compõem a Prefeitura de Guaiúba, estão nas  mãos de pessoas estranhas à naturalidade guaiubana. - "Deve ser porque essa administração que está aí há 20 anos , não confia nos guaiubanos ou acha que ninguém aqui tem capacidade para assumir uma Secretaria", me disse um dos participantes.

Verônica, Caio e Mailton, foram enfáticos em afirmar que se candidatos e eleitos, farão uma Administração voltada para o povo, com a participação popular e que o guaiubano vai governar Guaiúba, e não um secretariado sem nenhuma afinidade com o Município e com suas origens de princípios.

A presidenta do PRTB, Lidiane Frota, fez questão de esclarecer para o grupo que está do lado da oposição e que em nenhum momento disse ou pensou em apoiar a situação, que, por causa de um almoço para o qual foi convidada, gerou um certo desconforto a sua pessoa, e, que fazer oposição a atual política municipal é prioridade, dando sua "palavra de honra de mulher" que estaria junto ao Grupo por uma questão de princípios.

O pré-candidato Mailton Nocrato usou o espaço para fazer ouvir a sua fala:"Quero agradecer a presença de todos... nós que estamos na luta da oposição já há bastante tempo, pela primeira vez a gente vê essa oposição muito robusta, muito firme, forte e que deixa a gente com vontade...com mais vontade de trabalhar... e aí, agente tem que dar realmente as mãos e ir pra luta... Não é porque temos aqui, cinco lideranças, cinco vereadores de oposição, uma representação boa, que vai ser fácil não, aí é que a responsabilidade é maior... a gente tem que trabalhar dobrado! A oposição tá unida. Nós temos aqui três pré-candidatos: Dona Verônica, uma excelente candidata, vereadora de quatro mandatos, tem condições de ser nosso candidato: O companheiro Caio que concorreu as eleições passadas pelo PT e é filho do Dr. Iran que é considerado um ícone em Guaiúba pela sua trajetória política e esse humilde vereador que acha de direito e o partido PT dá apoio, também, é pré-candidato, e vou trabalhar para ser o candidato..." - Mailton fez menção ao sistema político atual dizendo: "...para mudar esse sistema político que tem aí, que realmente maltrata, humilha, massacra, persegue... faz até intriga de amigos! Eu tinha amigos,pensava que tinha... e agora,só poque estão do outro lado não podem mais falar com o Mailton...". 

O vereador Paulino, Presidente da Câmara Municipal de Guaiúba se pronunciou: "...Gostaria de dizer que a nossa responsabilidade à frente do poder Legislativo é muito grande, porque nós somos de oposição, nós temos que fazer um trabalho bem feito com transparência, com honestidade, com lisura... é o que nós fazemos na Câmara hoje, apresentando nossas contas para a população, apresentando nossas contas para os vereadores da situação, pra quem quiser ver... tanto as nossas contas como as contas da Prefeitura, porque  se nós tivéssemos alguma coisa escondida, alguma coisa por debaixo dos panos, querendo fazer negócio de marmota, a gente ficava escondendo as nossas contas...mas eu sou o primeiro a convidar os vereadores de lá, pra olhar nossas contas e também olhar as contas da Prefeitura... - Estamos fazendo oposição com responsabilidade, com seriedade... eu creio que eles estão começando preocupar com esta posição que aí está. Uma oposição séria eque não arreda o pé e que procura fazer as coisas com seriedade, não jogando denúncias vagas como comentou uma vereadora da situação... nós não denunciamos  ninguém, ainda, aqui na Guaiúba... Quando nós denunciarmos, não vai ser na Guaiúba, não, vai ser no PROCAP, vai ser no TCM, vai ser no Ministério Público Federal, vai ser na Polícia Federal... - Até agora nós não fizemos uma denúncia, nos estamos investigando... buscando informações,porque aonde a gente ver coisa séria, desvio de recursos, nós tamos buscando informações, convocando Secretário não estão indo, convocando ex-secretárias para prestar esclarecimentos, não tão comparecendo... já deixei dois secretários agora convocados para  1ª quinta-feira de Fevereiro e na segunda Quinta-feira, dia 2 e dia 9, já tem dois convocados pra comparecer... e toda quinta-feira, aquele que não vier eu convoco novamente e quando completar a terceira vez que o "camarada" não comparecer, agente vai saber para onde vai... porque quem tem transparência vai debater na Câmara com os vereadores, vai debater com o povo. Tamos buscando informações como prefeito, também... - Com relação a esse nosso trabalho na câmara,oque nós queremos mesmo é mostrar que existe uma oposição séria, com responsabilidade e que pode Administrar a Prefeitura de Guaiúba, com transparência, olhando pro pequeno que precisa d'um medicamento, d'uma casa pra morar,  que precisa de um banheiro que não tem, que precisa de uma cesta básica porque tá passando fome porque a Ação Social não funciona... nós estamos aqui para fortalecer esse grupo porque 2012 é um ano decisivo, a oposição unida vai conquistar a prefeitura de Guaiúba!"

Guaiúba e Um Natal com Arte [...

No último sábado, 17 de Dezembro, a Prefeitura de Guaiúba realizou o encerramento do "Natal com Arte"uma festa que já vai na sua IX edição.

Um belíssimo espetáculo com a participação de artistas locais, destacando-se entre elas, o cantor "Adriel Ramon" e o Grupo de Ballet infantil do CEARC que sempre dá um show quando se apresenta, tendo como professoras as coreografas Meiriane Sales e Fabíola Garcia.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Marcelo Fradique, o seu vice Robério de Castro, o promotor de Justiça da  15ª Promotoria de Justiça da Família da comarca de Fortaleza, Antônio Carlos acompanhado de sua esposa Daniele Ventura , dentre outras autoridades.
Prefeito Marcelo de Castro ao lado de seu pai e da Diretora da Escola José Tristão Filho, Julieta Sousa.

O vice-prefeito Robério de Castro e sua noiva Eliane.

O Promotor de Justiça Antônio Carlos e sua esposa Daniele Ventura

6 de dez. de 2011

"Sou Pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Guaiuba" [...

Em entrevista ao blog Guaiúba.com, o vereador Mailton Nocrato afirma: "Sou Pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Guaiuba"

Mailton admite que a especulação é muito grande em relação a sua posição quanto as eleições de 2012, e garante que é pré-candidato e que tem apoio de vários seguimentos (segmentos)  da sociedade, ressaltando o PT Jovem de Guaiúba que vem se reunindo sistematicamente para traçar os rumos do partido nas eleições municipais de  2012.

Mailton Nocrato enfocou a importância de se ter um candidato verdadeiramente guaiubano que conviva diariamente comas pessoas e que se preocupe realmente com o bem estar do povo, lembrando que de todos os prefeitos que passaram pela administração Municipal de Guaiúba, nenhum deles morava na cidade causando assim, um desconforto para a população quando se tratando de um relacionamento mais humano com os seus administradores.

Eu perguntei ao vereador porque o foco em "Um Filho da Terra" e ele respondeu: "Não é justo para o povo ter um administrador de gabinete e de festas, o prefeito, diz Mailton, tem que ser uma pessoa que conviva com as pessoas, que compre o pão todos os dias na padaria da cidade, que faça compras nos supermercados da cidade, que gaste o parte do salário que o povo lhe paga, na cidade em que é prefeito, isso  é o mínimo que um homem público poderia fazer para compartilhar com quem o colocou ali, um pouco de respeito e dignidade.

Nota: O "Título" dessa reportagem foi modificado mediante correção de um leitor. A edição do blog assume total responsabilidade pelo deslize ortográfico e gramatical. Segue abaixo o comentário feito pelo leitor.

28 de nov. de 2011

Tá nas Redes Sociais [...

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo
a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.

Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.

Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público
de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições
públicas…

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.
A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm
menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas,vendidas
e compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção
é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis,
onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e
hospitais,onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo
não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das
misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos
favorecidos.

Frade Demetrius dos Santos Silva
* São Paulo/SP

26 de nov. de 2011

Política Pública e Controle Social

A Prefeitura de Guaiúba realizou nesta sexta-feira, 25 de Novembro de2011, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social.

O prefeito Marcelo Fradique, na condição de presidente da Conferência, fez a abertura dos trabalhos e falou da importância de um evento como esse no Município para ajudar no desenvolvimento de mecanismos que venham dar mais transparência nas políticas públicas. 

Marcelo Fradique mostrou-se satisfeito com a frequência na Conferência, principalmente de jovens interessados pela política num âmbito global, uma vez que o evento foi aberto a todos os seguimentos da sociedade e de todos eles vieram representantes.

O Prefeito fez uma observação onde mostrou que de todos os eventos púbicos realizados no CEARC, esse foi o de maior  participação da sociedade o que segundo Marcelo Fradique, o deixou muito satisfeito.

O Texto Base recebe o endosso de

Dilma Vana Rousseff
Presidenta da República

Jorge Hage  Sobrinho
Ministro-Chefe da Controladoria da União

Luiz Augusto Fraga Navarro de Brito Filho
Secretário-Executivo

Valdir Agapito Teixeira
Secretário Federal de Controle Interno

José Eduardo Romão
Ouvidor-Geral da União

Marcelo Nunes Neves da Rocha
Corregedor-Geral da União

Mário Vinícius Claussen Spinelli
Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas

Vânia Lúcia Ribeiro Vieira
Diretora de Prevenção da Corrupção
Presidente da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Consocial

A 1ª Conferência Municipal em Guaiúba contou com 4 seguimentos ou seja, 4 Eixos sendo eles:

Eixo I

PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO A INFORMAÇÃO E DADOS PÚBLICOS. - A transparência e o acesso à informação sã essenciais ara a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. Além disso, são ótimas medidas de prevenção da corrupção.  A transparência e o acesso à informação incentiva s gestores públicos a agirem com mais responsabilidade e eficiência. E, ainda, são fundamentais para possibilitar a participação popular e o controle social. Com o acesso aos dados públicos, os cidadãos podem acompanhar a implementação das políticas públicas e fiscalizar a a plicação do dinheiro público.

Eixo II

MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL, ENGAJAMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O CONTROLE DE GESTÃO PÚBLICA.- O controle social é entendido como como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado,abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.

Eixo III

A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE POLÍTICAS  PÚBICAS COMO INSTÂNCIAS DE CONTROLE. - A Constituição Federal de 1988 propôs importantes modificações no arranjo de importantes políticas públicas com transparência de sua gestão aos municípios. Com isso, foram introduzidas no texto constitucional, diversas formas participativas de gestão e controle em áreas como saúde, educação,assistência social, políticas urbanas, meio ambiente, entre outros.

Eixo IV

DIRETRIZES PARA A PREVENÇÃO E COMBATE  À CORRUPÇÃO. - A prática da corrupção não é  um problema tipicamente brasileiro. Ao contrário, afeta todos os países d mundo e, sem distinção, entidades publicas e privadas, comprometendo a efetividade das políticas públicas e o crescimento econômico, tanto das nações desenvolvidas quanto daquelas em desenvolvimento.

Foram eleitos 10 delegados para representar o Município de Guaiúba na Conferência Estadual e quem sabe poder estar representando o Município de Guaiúba na Conferência Nacional que  acontecerá em Brasília, entre os dias 18 e20 de Maio de 2012, tendo como tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública".

Os 10 delegados eleitos foram:

CONSELHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
1º Colocado - Nathália Ferreira Sousa

SOCIEDADE CIVIL
1° Colocado - Joelma Alves Holanda
2º Colocado - Irineu Rodrigues de Paula
3º Colocado - Francisco Wesley Oliveira Mendonça
4º Colocado - Ademar Rocha Benevides
5º Colocado - Maria Erivanda Mateus Lima
6º Colocado - Francisco Juscelino Maciel

PODER PÚBLICO
1º Colocado - Josete Malheiros Tavares
2º Colocado - Adalberto Sobrinho da Silva
3º Colocado - Francisca Ribeiro de Aquino

A Sociedade Civil ficou com 60% das vagas, o Poder Público com 30% e o Conselho de Políticas Públicas com 10% das vagas para delegados Estaduais.

23 de nov. de 2011

Banco do Brasil de horário novo

O banco do Brasil, agência de Guaiúba, está funcionando de: 9hs às 14hs enquanto durar o horário de verão. Depois do horário de verão, a agência funcionará das 10hs às 15hs, segundo informações colhidas no próprio banco.

Essa elasticidade no horário já havia sido abordada aqui, em nosso blog, e essa medida vem em boa hora para beneficias os usuários que tinham que enfrentar enormes filas e superlotação na agência bancária por conta do horário reduzido.

Não havia sentido uma agência do Banco do Brasil, funcionar em horário de posto de atendimento. A população agradece e com isso todos saem ganhando.

O tel.: do Banco é: 85 3376-1363

22 de nov. de 2011

BR – Arco Metropolitano irá ligar Pacajus ao Porto do Pecém.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) reapresentou ao Plano Plurianual – PPA 2012/2015 da União – já o tinha feito no PPA 2007/2011 – uma proposta de construção de uma rodovia federal – Arco Metropolitano – e alocou verba no valor de R$ 100,000,00 (cem milhões) para o início da obra.

“É uma BR que vai dinamizar a área metropolitana de Fortaleza ligando a cidade de Pacajus ao Porto do Pecém. O governador Cid Gomes já mandou elaborar o projeto. Em 2007 o Dnit disse que não tinha recursos para fazê-lo. Essa rodovia irá fazer o Arco Metropolitano para desafogar a BR-116 ao abrir uma alternativa passando pelas cidades de Horizonte, Pacajus, Guaiuba, Maranguape (localidades de Amanari e Itapebussu) ao Porto do Pecém”, explicou Raimundo Matos.

O deputado disse que a rodovia federal irá fazer uma integração e desafogar as indústrias de Pacajus, Horizonte, Pacatuba e o Distrito Industrial de Maracanaú e fortalecer o município de Pentecoste.

Raimundo Gomes de Matos lembrou que a obra da Transnordestina que irá passar pelos distritos de Amanari e Itapebussu, no município de Maranguape também irá ajudar no desenvolvimento. “Inclusive, já foi assegurada pelo Governo Federal a construção de um Instituto Federal de Educação (IFCE) em Maranguape e, com certeza, irá dinamizar a economia do município a partir da Transnordestina e do Arco Metropolitano fruto dessas nossas emendas ao PPA 2012/2015”

Eu vi e agora mostro para vocês que não viram [...

Ex - Promotor de Canindé foi o coordenador da campanha de Marcos Cals.




Ex-Promotor de Canindé, ex-presidente da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará e ex-prefeito de Guaiúba, Fradique Accioly, foi escolhido para coordenador político da campanha do candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Marcos Cals. A informação foi dada, nesta segunda-feira, pelo líder do partido na Assembleia Legislativa, João Jaime.

Fradique Acioli, quando prefeito, foi sempre apontado como um dos destaques da legenda e ganhou várias vezes o Selo Unicef – Município Aprovado por invstir em projetos voltados para a infância e adolescência. Jovem, seria mais um “sangue novo” que o PSDB espera para reforçar o trabalho eleitoral de Marcos Cals, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, onde a maioria das lideranças apoia a reeleição do governador Cid Gomes (PSB).

(Fonte: Blog do Eliomar)

10 de nov. de 2011

STF retoma hoje o julgamento da lei da Ficha Limpa


Daniel Paiva / ChargesBrasil.com.br Serão analisados aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, mas que ainda têm chances de recorrer.
O STF deverá julgar hoje (9), ações que definirão se aLei da Ficha Limpa terá, ou não, validade na eleição municipal de 2012.

No sistema constitucional brasileiro, as leis complementares diferem das leis ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.

Só é preciso elaborar uma lei complementar quando aConstituição prevê que esse tipo de lei é necessária para regulamentar uma certa matéria. Estará em análise pelo Supremo a íntegra da Lei Complementar nº135/2010.

No início deste ano, o STF concluiu que a regra aprovada com o intuito de moralizar a política brasileira não poderia ter impedido a candidatura de políticos punidos, por exemplo, com cassação e condenação. De acordo com os ministros, uma norma desse tipo teria de ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição.

Na sessão de hoje, o Supremo analisará aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, mas que ainda têm chances de recorrer.

Os eleitores votaram em 2010 sem saber se políticos condenados e cassados tinham o direito de se candidatar. Apenas em março o tribunal concluiu que a lei não valeu na eleição passada porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. De acordo com a Constituição Federal, modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes.

Ao contrário do que ocorreu em março, quando o tribunal analisou apenas o aspecto temporal da lei, neste novo julgamento o STF examinará pontos específicos da norma. Entre eles, a possibilidade ou não de um político ser punido (com inelegibilidade) antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Por causa da incerteza, até hoje políticos excluídos da disputa - mas que conseguiram votos suficientes para assumir cargos - tentam na Justiça garantir o direito de tomar posse. É o caso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tomou posse ontem (8), no Senado, ampliando a bancada tucana na Casa para dez parlamentares. Ele assumiu no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB) diante da decisão do STF de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica aos candidatos eleitos em 2010.

Cunha Lima elegeu-se senador pela Paraíba com mais de um milhão de votos, mas foi impedido de tomar posse pela lei que proíbe a candidatura de políticos condenados por crimes eleitorais. Além dele, João Capiberibe (PSB-AP) teve a posse determinada pelo STF.

1 de nov. de 2011

Serra cita Geraldo que cita Serra

Tucanos tentam mostrar sinergia e parceria no novo programa da legenda


No clima de paz e amor, o novo programa do PSDB estadual, que vai ao ar no dia 2 e 4 de novembro, trará o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra numa dobradinha.

Serra falará sobre a Lei Anti-fumo, que criou na sua gestão, e elogiará a lei estadual que amplifica a prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, sancionada por Alckmin. O governador, por sua vez, além de citar Mário Covas, o que faz com certa freqüência, também falará de Serra.

O senador Aloysio Nunes Ferreira também aparecerá no filme defendendo o voto distrital. O programa anterior do partido gerou crise entre os tucanos, já que Serra e Aloysio foram excluídos das filmagens.

28 de out. de 2011

Dividir amigos com a namorada deixa o homem impotente

Amigos comprometidos, fiquem espertos. Um estudo quentinho das universidades de Chicago e Cornell (ambas nos EUA), publicado no último dia 8, mostra um link interessante e preocupante entre o círculo social de um casal e… Problemas de ereção.

De acordo com os especialistas, ter amigos em comum com a cara metade só é uma boa ideia até certo ponto: quando a mulher fica íntima demais dos companheiros do parceiro, ele tem92% (é!) mais chances de murchar na cama.

“Homens que vivem ‘partner betweenness’ [expressão que os pesquisadores usam para chamar essa relação de proximidade entre a moça e os amigos do cara] têm mais dificuldade para conseguir e manter uma ereção, e também de chegar ao orgasmo“, explicam.

A gente deixa você mandar o link desse post para a patroa na próxima vez em que quiser sair soltinho por aí.

Fonte: 

5 de out. de 2011

Dos 181 países que fazem parte da ONU, Brasil é o único que paga salário a vereador [...

Pedro Rodrigues (PP), o vereador mais votado na última eleição em Patos de Minas, cidade a 400 quilômetros de Belo Horizonte, teve uma idéia que considerou genial: sortear com a população dois cargos de assessor parlamentar. Cada cargo vale um salário de R$ 1.850,00.

Apenas um deles exige do seu eventual ocupante o segundo grau completo. (...)“Não dizem que os políticos só empregam parentes e amigos? Comigo não tem isso”, esclareceu. O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o caso. Ex-secretário-geral do Ministério da Justiça no governo José Sarney, o jurista José Paulo Cavalcanti Filho garante que Rodrigues pode sortear os cargos, sim. E até deve ser elogiado por isso. O que ele acha errado é que Rodrigues ganhe salário e pague salário a quem o assessora.

Exatos 181 países fazem parte da ONU. Em um só se paga salário a vereadores ou a pessoas que exercem funções equivalentes. Adivinhe... A única invenção brasileira reconhecida em fóruns internacionais é a duplicata mercantil. Data da época em que Dom João VI transferiu para o Rio a sede do império português. Nem o avião é, apesar do proclamado pioneirismo de Santos Dumont. Pois a segunda invenção à espera de reconhecimento universal é o vereador pago. O vereador pago é como a jabuticaba, uma fruta genuinamente nacional.Em raros dos outros 180 países, paga-se simbólica quantia aos conselheiros municipais. Eles se reúnem em local cedido pela administração do lugar. Oferecem lá suas idéias e vão para casa.

No Brasil, até 1977, somente os vereadores de capitais recebiam salários. Para fazer média com os políticos depois de ter fechado o Congresso, o general-presidente Ernesto Geisel estendeu o benefício aos demais vereadores. Nos 5.561 municípios havia um total de 60.267 vereadores até 2004. A Justiça Eleitoral passou a faca em mais de oito mil vagas. O Congresso ameaçou aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição que fixava em 57.295 o número de vereadores. Recuou e o número ficou em 50.653. Poderia ser o dobro disso desde que pouco ou nada custassem aos nossos bolsos.Sabe quanto eles custam? Algo como R$ 4,8 bilhões anuais.

É de lei: 5% da receita do município servem para pagar os vereadores, seus assessores e as demais despesas de manutenção da Câmara Municipal. Você não acha que esse dinheiro seria mais bem empregado caso fosse destinado às áreas de educação e saúde, por exemplo? Afinal, a produção legislativa dos vereadores é irrisória e vagabunda. Mas pense em propor acabar com a figura do vereador pago. Os deputados estaduais precisam dele para se eleger, assim como os federais precisam dos estaduais – e pelo mesmo motivo.

Extraído doblog: Movimento Democracia Direta

4 de out. de 2011

Falta humanização no sistema de saúde

A falta de humanização é o principal gargalo da saúde privada no Brasil. Prova disso é que 33% dos entrevistados pela Consultoria Deloitte trocaram de médico no último ano. Cerca de 81% dos clientes se mostraram insatisfeitos com o tempo de espera nos consultórios. Já 49% estão descontentes com os médicos de convênio, planos ou cooperativa. O segmento que engloba 46 milhões de brasileiros é o segundo maior mercado do mundo atrás apenas dos Estados Unidos. É frequente a abertura de laboratórios, clínicas e hospitais nos quatros cantos do país. Cerca de 75% dos planos são corporativos e os pacientes não passam de códigos de barras ou números de carteirinha. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, o sócio da área de Life Science e Healthcare da Deloitte, Enrico de Vetori, enfatizou a insatisfação dos usuários. “Os próprios médicos ainda não entenderam que estão dando um tiro no pé”. O setor está em evidência no Brasil principalmente devido ao incremento da classe média emergente. A pesquisa mostra ainda que, para o brasileiro, a saúde suplementar é um bem de consumo, ficando apenas atrás do emprego e da casa própria. A proliferação de franquias de clínicas e hospitais se justifica pelo faturamento anual do setor de R$ 100 bilhões. A advogada Rosana Chiavassa, especialista em defesa do consumidor na área de planos de saúde, destacou que a prorrogação do diagnóstico e do tratamento piora a saúde do brasileiro.Rosana Chiavassa avaliou ainda que, com o avanço da ciência, a insatisfação da população tende a crescer ainda mais.

27 de set. de 2011

Pagamento de diferença de aposentadoria a 130 mil será feito a partir de outubro[...

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, anunciou nesta quinta-feira (14) que o pagamento da diferença de aposentadoria para as 130 mil pessoas que têm direito a receber valores atrasados começará a ser feita em outubro.

O pagamento será feito em quatro partes, dependendo de quanto o segurado tem a receber. Em 31 de outubro receberão os aposentados e pensionistas com direito de receber até R$ 6 mil. Em maio do ano que vem, quem tem que receber entre R$ 6 mil e R$ 15 mil. Já em novembro de 2012 receberá o grupo cujo valor fica entre R$ 15 mil e R$ 19 mil e, em janeiro de 2013, quem tem direito a uma quantia acima desses valores.

Têm direito a receber esse dinheiro pessoas que se aposentaram pelo valor máximo no período entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. Durante esse período, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) limitou todos os benefícios ao teto fixado na Constituição, mesmo que pela regra de cálculo das aposentadorias a pessoa tivesse direito a um pagamento maior.

O pagamento, agora, desses valores, ocorre por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em prol dos aposentados. O Supremo entendeu que, para as pessoas cujo benefício seria, em tese, maior do que o teto, seria dado um reajuste extra, no ano seguinte, equivalente ao novo valor do teto previdenciário. A Justiça ainda tem que decidir se a forma escolhida pelo governo para fazer o pagamento é adequada.

De acordo com dados da Previdência, foram identificados 131.161 benefícios com diferenças a receber, dos quais 117.135 continuam ativos.

Garibaldi justificou a necessidade de os valores serem repassados de forma escalonada por conta do Orçamento do governo, que não permite que o pagamento seja feito de uma única vez.

- Acho que aposentados vão entender que dentro das condições financeiras que o país enfrenta, nós obtivemos a melhor proposta de pagamento. Não é a ideal, mas foi a possível, a viável.

O INSS esclareceu ainda que as pessoas não devem procurar os postos do órgão, mas aguardar os cálculos que estão sendo feitos.

Clic na Fonte e acesse oportal

25 de set. de 2011

Deputado Eudes Xavier rejeita PL que cria empresa para gerir hospitais universitários


O deputado federal Eudes Xavier votou contra projeto de lei 1749/11, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O parlamentar, que foi o único da bancada petista cearense a rejeitar o PL, afirmou que a decisão foi baseada no “compromisso de classe com os trabalhadores e trabalhadoras” e lembrou sua trajetória sindical.

Apesar de o relator do texto, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), ter garantido que o projeto não vai privatizar esses hospitais e que as universidades vão manter a influência sobre as instituições, as representações sindicais alegam que a medida abre precedentes para o enfraquecimento da autonomia das universidades.

“A função dos hospitais universitários inclui o ensino, a pesquisa e a extensão, portanto uma empresa de sociedade anônima, mesmo com caráter público, representa um risco futuro para as funções das quais as universidades públicas não podem abrir mão”, ressaltou o deputado Eudes Xavier.

O projeto foi aprovado na noite de ontem por 240 votos  a 112, mesmo sob protestos de profissionais da saúde, que foram impedidos de entrar na Câmara dos Deputados para acompanhar a votação. Analisada em caráter de urgência constitucional, a matéria agora segue para a apreciação do Senado.

Fonte: Site 

14 de set. de 2011

Guaiúba Sem Lei [...

Guaiúba sofre mesmo a falta de gerenciamento por parte das autoridades competentes, mesmo existindo leis que proíbem carros de som com paredões e propagandas irritantes, as pessoas que fazem a divulgação de eventos festivos, esportivos  e de interesse da administração municipal, parecem não ter conhecimento dessas leis e se conhecem desrespeitam totalmente suas determinações.

Não fosse o bastante a população ter que aguentar um carro de som com excesso de "decibéis" anunciando a toda hora e por todas as ruas da cidade convocações à população por parte da prefeitura de Guaiúba em nome do prefeito "Macelo Fradique e do vice Robério de Castro",ainda vem carros de outras cidades, altas horas da noite anunciar eventos festivos com o som acima do normal, poluindo e desrespeitando o sossego das pessoas, principalmente de idosos e de crianças. 

Está na hora do MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL olhar para os interesses da população  e procurar proporcionar ao cidadão melhores condições de vida como manda a lei, e se o Ministério Público Local não puder por alguma razão intervir a bem da cidadania, deve-se cobrar do Ministério Público do Estado do Ceará tomar para si a obrigação para se fazer cumprir as LEIS. 

Esclarecendo à população:
O Ministério Público foi criado para defender o cidadão no seu exercício da cidadania, por isso tem esse nome: "MINISTÉRIO PÚBLICO '

10 de set. de 2011

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO: das180 cidades cearenses,apenas 40% possuem um [...




O QUE É O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO ?
É o instrumento dos governos municipais específico para a definição do
padrão de desenvolvimento da ocupação urbana do seu território.
Através dele são identificadas e analisadas suas características físicas,
suas atividades predominantes e suas vocações, bem como as situações
problematizadas e potencialidades; para, em conjunto com a sociedade
organizada, determinar a forma de crescimento a ser promovido, seus
instrumentos de implementação e os objetivos a serem alcançados.
Trata-se da ferramenta adequada à racionalização do uso dos recursos
públicos para a melhoria da qualidade de vida da população e a
preservação dos recursos naturais.

POR QUE ELABORAR O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO ?
O Estatuto da Cidade, além de obrigar a formulação ou revisão de Plano
Diretor, para municípios com mais de 20.000 habitantes, até 2006;
condiciona à elaboração do Plano, a utilização dos seus instrumentos
(uso compulsório, zonas especiais de interesse social, usucapião
coletivo, direito de preempção, regularização de favelas e cortiços).
As Leis Federais 9.785, de 29/01/1999 e 10.932 de 03/08/2004,
modificando a Lei 6766 de 19/12/1979, permitem aos municípios alterar
as exigências de áreas públicas (35%), em função de interesse público,
desde que previsto em Plano Diretor .


O Código Florestal (Lei Federal No 4.771 de 15/09/1965) e a Lei de
Crime Ambiental (9.605 de 1998) tem o objetivo de preservação dos
meio ambiente e recursos hídricos. Isto é fundamental à manutenção ou
recuperação da qualidade de vida, além de ser crime inafiançável o seu
desrespeito.

QUEM PARTICIPA E COMO ?
Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deve ser realizado em
bases participativas, através de Oficinas, Plenárias e Audiências.
Assim, o desenvolvimento dos trabalhos necessariamente levará em
consideração a interação das 3 seguintes esferas:

Poder Público
Da primeira esfera fazem parte não só a Prefeitura, mas também os
demais órgãos, autarquias e secretarias do nível municipal, além
daquelas do nível estadual e até federal. Igualmente pertence a esta
esfera a empresa contratada, que neste momento representa a própria
Prefeitura, para os assuntos relativos ao próprio objeto de trabalho.
A esfera do poder público municipal tem no seu peculiar interesse a
manutenção e melhoria da qualidade de vida de sua população e do
meio ambiente que a abriga. Dessa forma tem todas as condições de
chamar a participar todas as entidades de âmbito municipal, assim como
convidas para o diálogo as demais entidades de âmbito estadual ou
federal.
 
Sociedade CivilEsta esfera contém a fauna do ecossistema em análise. Os moradores
das comunidades locais são a um só tempo: a razão da existência das
condições presentes, os seres vivos que sofrem as deficiências daquele
modo de vida, a mão de obra do sistema econômico da região
envolvente e o mercado consumidor do comércio e serviços locais.
Assim, são as partes efetivamente interessadas na melhoria da
qualidade de vida e do ambiente da região. Por este motivo, devemos
buscar intensa interação com as comunidades pois, diferentemente do
poder econômico (que pode vender ou prestar serviços em qualquer
lugar), elas efetivamente pertencem ao lugar e estão ali para ficar.
 
Poder Econômico
Pode contribuir para o desenvolvimento da região tanto quanto pode
gerar disfunções. Não se apegam a um lugar, mas aos lugares
adequados ao desempenho das atividades econômicas e à realização de
lucros. Entretanto devem ser considerados como geradores de
empregos.
Deve-se estabelecer um canal específico de participação pelo qual
poderão ser detectadas as tendências do mercado e definidas
estratégias para melhor potencializa-las em prol da sociedade.

Esclarecendo à população:
"A Falta de um Plano Diretor pode gerar ação por improbidade administrativa contra os gestores municipais"

5 de set. de 2011

Seguindo o Curso dos Fatos [...

É uma questão de lógica e de hierarquia, o prefeito Marcelo Fradique (PSDB), deve ser o candidato natural para a reeleição municipal em 2012, seguindo o curso natural da história política brasileira.

Outros nomes que aparecem nas pesquisas são consequência da diversidade política, onde as  populações preenchem a lacuna derivada da necessidade de se ter um confronto (disputa), para enaltecer o ego de cada eleitor.

Com a vitória na última eleição, não resta ao PSDB outro nome senão o do atual prefeito Marcelo Fradique como candidato da chapa para as próximas eleições municipais, essa é a única maneira de mostrar para o oposição que o partido continua forte e capaz de indicar um candidato próprio desmentindo os boatos de que o atual prefeito apoiaria um outro nome ao invés de  se candidatar a reeleição.

   

25 de ago. de 2011

Atirando com a Pólvora Alheia [...

A Prefeitura de Guaiúba apresentará no próximo dia 26 de  Agosto, o V FESTFOLG. Coordenado pela Secretaria de Cultura do Município, bem que os responsáveis  poderiam usar de bom senso e esclarecer para a população mais jovem e também para os que visitam nosso município, que o FESTfolG teve origem há muitos anos atrás quando o então diretor do Centro Educacional Manuel Baltazar, Sr. Antônio Ribeiro, (Falecido) organizava todos os  anos por ocasião das festividades juninas, o "FESTIVAL DE FOLCLORE"  reunia todas as escolas do Município bem como grupos folclóricos vindos de todos os lugares   numa verdadeira festa de cultura e costumes dos nossos antepassados.

Hoje, a festa popular se transformou em uma única apresentação onde a verdadeira origem do "Festival" é distorcida dando o crédito ao ex Secretário de Educação, Sr. Francisco Assunção" (Falecido), que simplesmente começou a realizar um outro Festival usando prestigio e a máquina administrativa dando o nome de "Festfog" que hoje é "Festfolg" apagando assim, a memória da verdadeira festa popular que se originou no antigo Ginásio manuel Baltazar pelas famílias, professores e alunos, para dar lugar a uma festa voltada para a política local. 

Para constatar a veracidade dos fatos basta ir assistir ao festival no dia 26 de Agosto na Praça de Alimentação ao lado do Banco do Brasil às 19horas, não vão faltar agradecimentos políticos misturados ao belíssimo espetáculo de cultura, mérito exclusivo dos artistas. A cultura agradece, apesar de tudo.

2 de ago. de 2011

STF decide: Agora os músicos não precisam mais de registro na Ordem dos Músicos do Brasil para fazer shows [...

Agora os músicos que não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) não precisam mais da carteirinha para fazer shows, a decisão unanime foi do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o Supremo a exigência da carteira prejudica a liberdade profissional, sendo que a restrição deve acontecer por motivos técnicos o que não acontece no caso dos músicos, que por muitas vezes aprendem a profissão sem cursos técnicos. A decisão foi promulgada nesta segunda-feira (01).

A ação contra a obrigatoriedade do registro na OMB já tramitava no STF desde 2004 e foi a julgamento na Segunda Turma do STF em 2005. O objetivo da lei é que a liberdade do exercício profissional seja cumprida, pois isto é garantido pela Constituição Federal. Desde que a profissão não cause nenhum risco a população ela pode ser exercida livremente e deve ser entendida como arte.

Para se registrar na Ordem dos Músicos do Brasil, casa indivíduo deveria pagar uma taxa pela filiação devido a uma lei instituída em 1960. E é esta lei que o STF quer derrubar. A lei também determina que a OMB seja quem é responsável por exercer a seleção, a disciplina e a defesa da classe música por todo o país.

Em diversos locais do país os músicos só podiam fazer shows mediante a apresentação do documento profissional. Para chegar essa decisão os ministros analisaram o caso de um músico catarinense que foi a Justiça por não poder se apresentar na sua cidade por não possuir registro na OMB.

27 de jul. de 2011

GUAIUBA O FUTURO TE ESPERA


                                                                                                                                 Fernando Nilanquim

                Três grandes obras que estão em fase terminal podem fazer o diferencial do desenvolvimento da cidade de Guaiuba: O metrô de Fortaleza, a UNILAB (Universidade de Redenção), e Transnordestina. A Transnordestina é um trem de carga e de passageiro, que desenvolve em média 90 km/hora, que juntamente com o metrô, diminuirá as distâncias, intensificando o comércio e o nascimento de um parque industrial em Guaiuba. Já a UNILAB (Universidade de Redenção) trará de início seis mil alunos, e no segundo momento chegará a quinze mil alunos, parte destes alunos morarão em Guaiuba, e dependendo da gentileza e hospitalidade poderá dobrar este número. Os benefícios serão grandiosos, se nós tivermos governantes sensíveis a estas mudanças, pois será preciso governantes que tenha acesso aos projetos a nível federal e estadual, trazendo melhoria de infraestrutura em: Pavimentação, energia, água e comunicação. Com a vinda dos Universitários residirem em Guaiuba, Guaiuba passará a ser uma cidade Universitária, melhorando a consciência política e o espírito de cidadania, elevando o nível cultural intelectual. Tudo isso só poderá ser concretizado se mudarmos o nosso comportamento barrista e primitivo, de achar que o turista vem para a nossa cidade sujar e poluir nossa cidade, esse pensamento antigo destas cabeças com diarréia mental, precisa ser castrado e destruído, pois se tomarmos como exemplo Fortaleza. Fortaleza só cresceu absurdamente, porque 90% dos seus habitantes eram provenientes do interior do Ceará, e em vista disso, como não eram fortalezenses, tratavam as pessoas de fora com gentileza e hospitalidade, recebendo o título de cidade hospitaleira. Nós temos que seguir o exemplo de Fortaleza e nos prepararmos para o futuro do século XXI ou continuarmos no século XIX, com uma vida provinciana aturando os caudilhos com suas oligarquias controlando a vida dos seus moradores.

21 de jul. de 2011

Guaiúba: Agência do INSS Barrada no Descaso Público [...

Numa Sessão solene realizada no pátio lotado da Escola do Estado, José Tristão Filho, a Câmara Municipal de Guaiúba, entregou ao Senador da República, Pimentel (PT), o Título de Cidadão guaiubano. 

Um Projeto de Resolução do vereador Mailton Nocrato e aprovado por unanimidade pelos nove vereadores na Câmara Municipal de Guaiúba, concedeu ao Senador Pimentel (PT), um Título de Cidadão que segundo o próprio Senador, só vem ajudar a lembrar da responsabilidade para com o povo de Guaiúba,uma vez que o senador reconhece que o Município teve papel importantíssimo na espantosa vitória sobre seu opositor (PSDB) nas urnas nas eleições de2010.

Na ocasião, o Senador Pimentel lembrou a importância da construção de uma Agência do INSS, aqui em Guaiúba e disse que a contrapartida  da Prefeitura, é apenas de doar o terreno coisa que até o momento não aconteceu.

Numa demonstração de incompetência política, a Prefeitura de Guaiúba não mandou nenhum representante para a solenidade de entregado Título de Cidadão a um Senador da República, até mesmo os quatro vereadores da situação, deixando bem claro para a imprensa e para a população, que a atual administração não tem interesse no desenvolvimento do Município se esse desenvolvimento vier da oposição, apesar de ser um Projeto Federal que vem beneficiar a todos, gerando empregos Federais e ajudando aqueles que precisam da previdência Social. 

A população já tem como hábito acompanhar o desenrolar dos acontecimentos políticos de Guaiúba, através do blog; "guaiuba.com" que é o único canal de notícias local.- Diante da responsabilidade de levar a informação até o internauta, o blog está se preparando para fazer um raio-X da cidade, mostrando a vida real com fotos, vídeos, relatos e depoimentos de pessoas do povo da sede e dos distritos. 

16 de jul. de 2011

Câmara Municipal de Guaiúba dá Título de Cidadão Guaiubano [...

A Cãmara Municipal de Guaiúba se reúne hoje, 16, a partir das 16 horas em Sessão Solene Extraordinária, sessão que será realizada nas dependências do Colégio do Estado, José tristão Filho, ocasião que fará valer o projeto do verador José Mailton Nocrato onde será entregue ao atual Senador da República, Pimentel (PT), o título de Cidadão guaiubano.

O projeto do vereador Mailton Nocrato, visa prestar homenagem ao senador que já foi quatro vezes deputado Federal pelo PT além de Ministro da Previdência Social durante o governo Lula (PT).

Enquanto Ministro da Previdência,o atual Senador Pimentel, conseguiu para o Município de Guaiúba, uma Agencia do INSS onde a prefeitura deveria entrar com uma contrapartida de doar o terreno para a construção da Agência, o que não aconteceu.

É estranho um Município que tem tanta carência na área da Previdência Social como é Guaiúba, desperdiçar uma oportunidade única como essa, poupando as pessoas de ter que se deslocarem até Pacatuba ou Fortaleza para tratarem de assuntos referentes a Previdência.

É mais do que merecido a homenagem do vereador Mailton Nocrato ao Senador Pimentel.

Mailton Nocrato é o único nome a pre-candidatura para prefeitura de Guaiúba, outros nomes que se cogitam pela cidade, ainda não estão definidos, tendo em vista a lei da ficha limpa, alguns nomes podem ficar fora da disputa para o próximo pleito de 2012.

9 de jul. de 2011

Férias no Ceará: Cidade Negra e Roberta Sá agitam fim de semana

O fim de semana será animado no Estado. Nessa sexta-feira (8), a banda Cidade Negra estreia no Férias no Ceará com a promessa de agitar a Praça Dragão do Mar de Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste. O show de abertura será por conta da cantora Júlia Dantas, às 20 horas. Já no domingo (10), a banda vai aquecer a Região da Ibiapaba, com uma apresentação na Praça de Eventos de Tianguá. Quem faz o show de abertura é o músico Edinho Vilas Boas.

Já no sábado (9), a potiguar Roberta Sá é quem vai agitar Fortaleza, no Anfiteatro do Parque do Cocó. A partir das 20 horas, é o pop rock da banda Reite que vai aquecer os ânimos da galera. A cantora também já se apresentou no Crato, região do Cariri, na última quinta-feira (7).

O Festival
O Férias no Ceará é um Festival de Música realizado pelo Governo do Estado, nos meses de janeiro e julho, e que já está na sua sexta edição. Durante todos os finais de semana deste mês, o som da música popular brasileira, do pop e do clássico vai invadir os quatro cantos do Estado. Ao todo são 28 atrações nacionais e regionais percorrendo 32 municípios de todas as regiões do Ceará. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas.

Os 32 municípios que receberão o “Férias no Ceará” são: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Crato, Aracati, Barbalha, Tianguá, Morada Nova, Crateús, General Sampaio, Groaíras, Graça, Mauriti, Campo Sales, Russas, Tauá, Maranguape, Cascavel, Camocim, Quixadá, Caucaia, Croatá, Poranga, Pacajus, Brejo Santo, Monsenhor Tabosa, Iguatu, Tamboril, Ubajara, Ipu e Pacatuba.

Gilberto Gil abriu a primeira semana do Festival, com shows em Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral e Canindé. Ainda estão agendadas apresentações da banda Cidade Negra, também de Vanessa da Mata, Jorge Benjor, Seu Jorge, Zélia Ducan, Lulu Santos e Artur Moreira Lima. Os shows de abertura ficam por conta de 19 bandas cearenses: Geração Ypsilone, Monomotor, Zero 85 , Electrocactus, Soul Pop , Verona , Groovytown , Estrela da Serra , Outdoor , Locomotiva , Inbeats , Dona Zefa, Arsenic , Zona Azul, Código de Barras, The Dillas, O Verbo, Reite, e Vitalize.

FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

2 de jun. de 2011

Contrariando Lula, Líderes petistas discutem nome para substituir Palocci [...

Na contramão da estratégia traçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigentes e líderes do PT não só querem a saída do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, como já discutem pelo menos dois nomes para substituí-lo. O argumento é o de que a manutenção de Palocci provoca enorme desgaste ao governo da presidente Dilma Rousseff e sua preservação aumentará ainda mais a crise política. 

Um sintoma da mudança de tom em relação a Palocci ocorrerá na reunião de hoje da Executiva Nacional do PT, em Brasília. Na prática, o partido de Dilma lavará as mãos: não produzirá resolução apoiando o ministro, mas também não pedirá sua cabeça em público. 

A fragilidade cada vez maior de Palocci - convocado ontem para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Câmara - já alimenta uma disputa fratricida no PT pelo espólio da Casa Civil. Dois nomes são citados para a vaga: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Paulo Bernardo (Comunicações). 

Para queimar Bernardo, grupos que se opõem a ele vazaram a informação de que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pedira a saída de Palocci em um almoço oferecido a Lula, em Brasília, na semana passada. Foi uma tentativa de constrangimento, já que Gleisi é mulher de Bernardo. 

Ela telefonou para Palocci ontem para desfazer o que chamou de 'intriga' com o objetivo de atingir Bernardo. No almoço com Lula, a senadora perguntou ao ex-presidente até que ponto valia 'queimar gordura' para defender Palocci por causa de um projeto pessoal do ministro, se ele não dava explicações sobre a evolução do seu patrimônio. 

Com o governo sob cerco político, outros petistas reforçaram ontem o coro das cobranças a Palocci, acusado de enriquecimento ilícito e tráfico de influência. De nada adiantaram os apelos de Lula, que, antes de viajar para Cuba, chamou companheiros a seu escritório, em São Paulo, para pedir que não rifassem o chefe de Casa Civil. 'Se vocês não segurarem Palocci, a oposição não vai dar sossego', disse Lula. 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), admitiu, porém, que a opinião pública precisa de mais informações. 'O ministro tem de se explicar', insistiu Maia. 'Não se pode transformar esse episódio em disputa entre governo e oposição, e a Procuradoria-Geral da República tem de tomar uma decisão de investigar ou não. Aqui na Câmara o debate é político e não serve para ninguém.' 

Espera. O senador Walter Pinheiro (PT-BA), um dos primeiros a cobrar explicações do ministro, afirmou que a crise só aumentará enquanto Palocci não esclarecer a multiplicação de seu patrimônio em 20 vezes, nos últimos quatro anos. 'Quem está em cargo público tem de dar esclarecimentos públicos. Ou faz isso ou deixa o cargo', ressaltou. 'Estamos aguardando as manifestações do ministro há duas semanas. Esse tempo só tramou contra ele, o PT e o governo.' 

O PT defende mudanças no modelo de articulação política do Palácio do Planalto. Se Palocci for defenestrado e Bernardo transferido para a Casa Civil, há quem pregue a transferência de César Alvarez (PT) para o comando das Comunicações. Alvarez, hoje, é secretário executivo da pasta. 

Petistas também não abrem mão da Secretaria de Relações Institucionais. Dizem que o ministro Luiz Sérgio está 'com os dias contados', mas não querem ceder o espaço para o PMDB. Com esse argumento, muitos defendem a volta de Alexandre Padilha, hoje no Ministério da Saúde, para a seara política. 

Para o presidente do PT paulista, Edinho Silva, o partido deveria ir para a ofensiva e respaldar Palocci. 'É um equívoco o PT fazer coro com a oposição', afirmou. 'Antes de tudo, é preciso deixar claro o que pode ou não ser feito pelo homem público.'


Por Vera Rosa e João Domingos / BRASÍLIA, estadao.com.br  

31 de mai. de 2011

Sem Terra - Uma População Desassistida [...

O vereador Mailton Nocrato, preocupado com as péssimas condições em que se encontram as ruas dos bairros menos favorecidos, inclusive ruas principais como a rua Maria do Carmo no trecho que fica em frente ao Colégio José Tristão Filho, está um verdadeiro caos, prejudicando o acesso de professores e alunos da rede estadual de ensino.

Na foto acima, o vereador mostra trecho de uma rua que fica no bairro São José (Sem Terra), e que mostra um retrato fiel da situação em que vivem os moradores desse bairro. Apesar de ser um bairro bastante populoso, o "Sem Terra" é um bairro desassistido pela prefeitura, diz o vereador Mailton, salvo época de eleições quando o bairro recebe inúmeras visitas de políticos que vem em busca de votos e que depois que passam as eleições, as pessoas voltam a amargar o mesmo descaso público.   

Além do mau estado das ruas, não se pode deixar de ver que naquele bairro ainda é grande o número de casas de "taipa" deixando-se perceber que não existe um programa de assistência a famílias carentes naquela área.

25 de mai. de 2011

Governo publica MP que permite desoneração de tablets [...

A presidente Dilma Rousseff assinou na sexta-feira (20) a medida provisória 534, que equipara os tablets aos computadores para fins de tributação. A MP, publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União", era uma exigência de grandes multinacionais, como a taiwanesa Foxconn, para começar a produzir tablets no Brasil.

Com isso, os tablets passam a ser enquadrados na lei 11.196/95, a chamada "Lei do Bem", e ficam isentos de recolher PIS e Cofins e têm reduzida em 80% a alíquota de IPI.

Até agora, a Receita Federal hesitava em enquadrar os tablets como PCs sob a justificativa de que não tinham teclado físico --na verdade, era uma desculpa, pelo fato de os equipamentos serem importados e a indústria nacional pressionar com medo de queda nas vendas.

Pela nova regra, os tablets, definidos na MP como ''máquinas automáticas de processamento de dados, portáteis, sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 142 cm²".

EMPRESAS

Já há 12 empresas cadastradas no Ministério de Ciência e Tecnologia para produzir tablets no Brasil. Agora, o governo deve editar as regras do Processo Produtivo Básico dos tablets. O anteprojeto ficou aberto até a última sexta-feira para sugestões e deve ser publicado em breve.

O PPB vai definir os percentuais de componentes com produção local para que as empresas possam se beneficiar de incentivos fiscais. A ideia é que seja proposta uma redução gradativa de importação e sua substituição por componentes nacionais, segundo disse à Folha nesta segunda-feira o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

Com as medidas, o governo Dilma se mostra disposto a acelerar o cumprimento das exigências que a Foxconn impôs para viabilizar um investimento de US$ 12 bilhões no Brasil.

O primeiro passo será a produção local do iPad, o tablet da Apple, na planta que a empresa já tem em Jundiaí (SP). O prazo era novembro deste ano, mas a empresa tenta antecipar o início da montagem para julho.

24 de mai. de 2011

Na boca do Povo [...

O cenário político de Guaiúba, vem se desenhando fora dos padrões que o guaiubano está acostumado a ver. Diferente do que se esperava, o enfraquecimento do PSDB depois da derrota  nas urnas em todas as instâncias políticas no Município, a consciência popular parece ter tomado um novo rumo, sendo comum ver pessoas que antes se diziam convictas em uma opinião política, agora já cogitam buscarem uma nova opção.

Essa busca, talvez se dê pelo fato de que os funcionários municipais, principalmente os que trabalham em cargos comissionados, vêem sua liberdade de expressão política castrada pelo sistema que cobra fidelidade sob pena de represálias por parte da administração PSDBista.

Nas ruas, os comentários apontam uma nova opção para o próximo pleito de 2012, mesmo que os partidos de oposição ainda não tenham definido quem apoia quem e que nome deva concorrer contra o atual sistema que vem administrando o município por dezoito anos, já se cogita apoio a oposição, por vários segmentos da sociedade.

Guaiúba, como na esfera nacional, sempre manteve uma disputa acirrada entre PT e PSDB, não dando chance aos outros partidos que só tem a finalidade de apoiarem um ou outro com coligações que nem sempre mantém a fidelidade. O que se vê são líderes de partidos pequenos garimpando votos para suas coligações e os partidários e simpatizantes bombardeados com propostas e promessas que na maioria dos casos não serão cumpridas.

21 de mai. de 2011

Guaiúba - Sem Lazer, Sem Estradas [...

 Açude do São Jerônimo, uma das opções de lazer que o município de Guaiúba possui, é um local frequentado por pessoas da comunidade local, assim como turistas que vem de outras cidades em busca de um lazer acessível e saudável. 

Infelizmente, a rodovia que dá acesso a esse paraíso natural e que ironicamente leva o nome de "Rodovia Dr. Antônio Fradique", está em péssimo estado de conservação. - Desde que foi inaugurada na administração do ex-prefeito Antônio Carlos Fradique, que a rodovia não passa por nenhum processo de recuperação, salvo algumas vezes em que foram feitos alguns remendos paliativos incapazes de suportar qualquer inverno e ou até mesmo o transito cotidiano.


As comunidades de Itacima, Dourado, Terra seca e São Jerônimo, convivem há bastante tempo com esse problema e seus representantes eleitos pelo voto popular nada fazem para cobrar das autoridades uma providência para uma situação que já se arrasta há anos e coloca em perigo  a segurança de motoristas que por ali se aventuram. 

O blog GUAIUBA.COM, registra aqui a denúncia e um protesto de indignação em solidariedade ao povo dessas localidades.