A Secretaria de Saúde do Município, informa que no dia 22 de novembro era esperado a chegada de duas unidades intercostais para uso da Unidade de Baixo Volume - UBV, ou o FUMACÊ INTERCOSTAL, para uso domiciliar. Estes serviços, segundo a Secretaria de Saúde, deverão ser iniciados imediatamente após a chegada do material que está sendo cedido pela 3ª CRES - Maracanaú.
A Secretaria de Saúde está reforçando a capacidade de resposta para as medidas de rehidratação oral, e controle de picos febris, além de acompanhamento da evolução clínica dos casos sintomáticos, com vistas a prevenir situaçãoes de complicações por dengue ou evolução para as formas mais graves da doença.
O principal vírus em circulação esse ano, segundo a Secretaria de Saúde, é o DENGUE TIPO 1, isso eleva os cuidados para a incidência da doença em crianças, uma vez que havia quase uma década que esse tipo de sorotipo não circulava no Ceará, o que acaba por colocar as crianças em situação mais vulnerável por ainda não ter tido contato com esse vírus, e portanto não tem desenvolvido suficiente defesa imunológica.
A Secretaria de Saúde vem prestar esclarecimento público sobre a situação atual de casos de DENGUE em Guaiúba.
No mês de Abril de 2010, foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano. tendo sido realizado o bloqueio com sucesso.
A partir de Outubro houve o registro de 03 novos casos positivos. Até aqui foram notificados um total de 22 pacientes sintomáticos, todos residentes na Sede. Dos casos confirmados, foram assim distribuídos: 03 casos no Bairro Santo Antônio, 01 caso no Bairro Pinheiro.
No final de semana (19,20 e 21/11), o Hospital D. Aluísio Loscheider foi notificado 10 casos suspeitos de dengue. Dos casos 02 são crianças, 03 jovens de 18 a 32 anos, e 05 casos na faixa etária de 40 a 55 anos. Todos os pacientes residem na sede do Município. 06 no Bairro Santo Antônio; Cuba, 17 de Março, 02 paciente; Bairro São José, 01 paciente; Bairro Pinheiro, 01 paciente. Para todos os casos houve solicitação médica de sorologia para dengue.
O blog GUAIUBA.COM, esteve atento ao trabalho realizado pelo mutirão de combate a dengue, no dia 30 de Novembro e constatou o real interesse da Secretaria de Saúde junto à Prefeitura Municipal de Guaiúba em evitar novos casos e controlar o avanço da doença nesta cidade. Uma pá escavadeira foi adquirida pelo Município para a limpeza dos canais, e riachos, enquanto um batalhão de jovens e agentes de saúde visitavam cada residência esclarecendo a população e alertando para os perigos de uma epidemia de dengue no Estado. O Secretário de Saúde, Senhor Josete Malheiros Tavares, acompanhou de perto toda operação de concientização à população de Guaiúba. Está de Parabéns o Secretário e a Secretaria de Saúde, está de parabéns a Prefeitura pela iniciativa.