17 de abr. de 2013

Prefeito Kaio Holanda e 100 dias de mandato [...




-Prefeito, 100 dias, e ai?
- Primeiramente eu queria cumprimentar a população de Guaiúba, e falar um pouco desses cem primeiros dias de governo, falar das dificuldades, das coisas que conquistamos, já nesses cem primeiros dias e das coisas que também, já foram sanadas.
Os cem primeiros dias: Encontramos a prefeitura é... sem informações alguma, pois, não sei o porque do motivo, retiraram os HDs dos computadores, tiraram todas as informações, HDs esses que nós vamos recorrer a justiça para ter novamente acesso a eles, já que os HDs eram da prefeitura, compraram novos HDs com o dinheiro da prefeitura e não devolveram os antigos, então, isso é patrimônio, tiraram os HDs, (isso é no mínimo apropriação do bem público), então, vamos cobrar judicialmente os HDs e as informações que neles continham (...)
Muitas vezes precisamos chegar a falar com funcionários, os próprios funcionários efetivos da Prefeitura, pra poder saber como é que acontecia, a questão da folha de pagamento, dos cargos comissionados, já que não deixaram informação nenhuma (...)

- E a transição de governo, como aconteceu?
Nos deixaram num governo de transição, onde foi um governo de transição que fingiu que aconteceu, a gente procurara saber das informações, a gente mandava os ofícios pra receber as informações, eles ficavam dizendo: ‘’não, posteriormente a gente entrega, estamos providenciando...’’ e foi acabando o tempo e a gente assumiu e teve que levar a prefeitura com o que nós tínhamos....é dessa forma que nesses cem primeiros dias a gente vem trabalhando.

Encontramos várias outras dificuldades, a questão da frota do município que a gente encontrou quebrada, estava em baixa e aos poucos nós fomos consertando, fomos colocando ela para funcionar e hoje, estamos com 90% da frota funcionando, atendendo a população de Guaiúba, pena que alguns carros que ali estão, não tenham mais conserto por falta de manutenção da antiga administração ou por não atenção... não deram importância alguma, simplesmente pararam... e ai, futuramente nós vamos ter que leiloá-los e fazer aquisição de novos veículos, que é o caso de um transporte escolar, um micro-ônibus, de uma ambulância também, que está lá, parada, de um fiat uno que se não me engano é da educação, e ai, o que é que acontece? Isso vem de uma certa maneira prejudicando os trabalhos da prefeitura...

- Prefeito, e a educação? 
- Em relação a educação, já que aqui foi comentado, nos encontramos as escolas com as piores formas estruturais... as estruturas muito abaladas, já que as últimas reformas que aconteceram foram a dez anos atrás, estão, com muitas rachaduras, com muito cupim nos telhados... nós vamos ter que refazer de 90 a 100% de todos os telhados de todas as escolas do município... escolas fechadas, que é o caso da escolinha que tinha na Terra Seca, o caso da escola que tinha no Jatobá, o caso da escola que tinha no Quiobal que hoje, nem escola mais tem, derrubaram as paredes, acabaram a escola, então, assim, foi dessa forma que a gente encontrou a educação, sem carteiras pros alunos sentarem, sem os bebedouros, todos quebrados... e dessa forma estamos nos organizando pra reformar cinco escolas por ano e no final dos quatro anos de mandato nós teremos todas as escolas do município reformadas, fora a Escola Manuel Baltazar, que apesar de ter passado por uma reforma recente, a gente já encontra os mesmos problemas de Escolas que foram reformadas a dez anos que é o selamento da madeira, a telha já tá baixando, o vaso sanitário nem no canto estava apesar do banheiro ter sido reformado... as Escolas faltando quadro negro, e assim, isso tudo a gente tá consertando... e também, retomamos agora a construção da quadra, contatamos a empreiteira que estava fazendo a reforma, conversamos e conseguimos e ela volte e conclua pra não deixar obra inacabada, não é o nosso interesse que a reforma fique inacabada, nós queremos a quadra funcionando pra que a população do município seja contemplada.

- E a saúde, tudo funcionando como mostravam as propagandas? 
- Em relação aos postos de saúde, assim que recebemos, logo no primeiro domingo, o qual nós já éramos prefeito, caiu uma parte do teto do Posto de Saúde de Água Verde, fruto da má conservação dos prédios públicos... e o que é que nós vamos fazer? A reforma e ampliação dos postos de saúde, alguém pode até dizer; ah! mas foi conseguido pela antiga administração e eu queria agradecer ao prefeito da ex administração por ter conseguido, mas ele teve tempo suficiente pra fazer e não fez e nós vamos fazer, como também, desde 2010, Guaiúba foi contemplada com três postos de saúde e até hoje, não foi feito, então, assim, estamos correndo contra o tempo, mandamos fazer o projeto, estamos viabilizando pra que seja dado entrada e seja feito a obra... só que temos que entender uma coisa, a construção que naquela época custava 200 mil reais, pra ser feito um posto de saúde, hoje, esse valor já está devassado... então, a prefeitura foi atrás (...) e é em torno de 240 mil reais a mais desse valor que lá, eles dispões para construção dos três postos de saúde em Dourado, Itacima e Santo Antônio, são esses três postos que serão construídos, e o dinheiro que tem lá, não dá mais, ou seja, ou a prefeitura faz um investimento e constrói os postos de saúde, ou então nós vamos perder, e, pra que isso não aconteça e a população mais uma vez saia prejudicada, nós vamos fazer sim, os postos de saúde, vamos arrochar e vamos fazer, vamos tirar do bolso da prefeitura e vamos dar essa contrapartida de 80 mil reais por posto de saúde (...)

- ... vamos botar o posto de saúde da Parronca pra funcionar, a partir de Abril, e a reforma da pracinha do Dourado, começaremos essa semana ainda a reforma da pracinha do Dourado, como muitas outras coisas que estão pra vir como a passagem molhada do Baú, que nós conseguimos juntamente com o Senador Eunício Oliveira... nós vamos construir essa passagem molhada que há tanto tempo é reivindicada...

- Prefeito, e quanto as estradas, o que vai ser feito? 
- Quando passar a quadra invernosa vamos dar uma olhada para nossas estradas vicinais em nosso município que estão precárias, mas já recebi dessa forma, então, nós vamos fazer a reconstrução dessas estradas vicinais, essas estradas que dão acesso a localidades, aos distritos que encontram-se prejudicados há anos por estradas não foram feitas, como é o caso da Baixa Funda, e dessa forma reafirmar meu compromisso e dizer que nós vamos sim, fazer a estrada que liga Guaiúba a Itacima, é um compromisso meu, a estrada é uma CE, a CE-451... mas já tivemos com o governador do Estado, ele se comprometeu em fazer a estrada, é um compromisso nosso, essa estrada não só serve para as pessoas que moram lá, mas para as pessoas que vão fazer o turismo lá, já que nosso turismo é bastante forte lá... os pequenos e médios produtores que tem a suas plantações e que vem fazer o escoamento no CEASA, nos vamos aqui, reafirmando nosso compromisso.

- E o prefeito em relação a isso tudo?- O prefeito está passando por essa dificuldade, é o começo, são as mudanças, as pessoas pra se acostumarem com as mudanças, levam e requer algum tempo, a metodologia deles com o trabalho era de oito as duas o horário, hoje a gente trabalha de oito as quatro, quer dizer, a gente tá trabalhando mais pra que as coisas venham a acontecer... existem casos e casos, como é o caso de município aqui vizinho e alguns municípios do Estado do Ceará, que o prefeito não consegue se entender com os funcionários... nós estamos mantendo esse diálogo com os funcionários, com os sindicatos, e quero dizer a vocês, qualquer problema que esteja acontecendo nas escolas, nos postos de saúde, procurem os secretários, procurem as Secretarias pra gente poder solucionar, certo? E queria reafirmar o meu compromisso mais uma vez, queria confidenciar pra vocês aqui que venho sofrendo ameaças, contra a minha própria vida, já sofri ameaças de morte, já sofri ameaças contra a administração, que vão fazer devassa, que vão fazer isso e aquilo outro, queria lhe dizer: Tenho Deus no coração, estou fazendo o certo, estou tentando dar a minha parcela de contribuição ao município de Guaiuba, sei que vamos conseguir, juntamente com a população, dessa forma que foi feito o nosso compromisso junto com vocês e dizer que não tenho medo de ameaça de morte, quem tiver me ameaçando vai perder seu tempo porque eu tenho Deus no meu coração e quem tiver torcendo que a administração não dê certo, eu digo, a administração vai dar certo e você vai ser mais um beneficiado, essa é uma administração que veio pra fazer diferente e que vai brigar pelo povo de Guaiúba.

- E a Primeira Dama, seu ponto de vista.
- temos uma Primeira Dama que é Secretária de Assistência Social, atuante, que está aqui na Secretaria, está trabalhando pelo povo e que está aqui pra quem quiser conversar com ela ou comigo, estamos aqui para receber o povo de Guaiúba e tentar solucionar, as vezes não dá de imediato, mas para tentar solucionar a problemática do nosso município, e dizer, são CEM DIAS, vou abrir a caixa preta da prefeitura, vou mostrar o que realmente acontecia... estão acontecendo auditorias dentro da prefeitura, tanto na parte que se diz da licitação, tanto como na parte da contabilidade, as prestações de conta, vou mostrar pra Guaiúba o que acontecia aqui, já que não estão dizendo... por que da demora? porque eu vou mostrar provas concretas, provas inquestionáveis, então assim, meu muito obrigado, espero que possam dá essa oportunidade a essa nova administração, tenham um pouco de paciência, as coisas vão dar certo e tem muito mais coisas boas pra vir, não só as coisas ruins, vamos conseguir muito mais coisas pra Guaiúba... conseguimos agora um ônibus pra Água Verde e estamos tentando viabiliza junto com a COELCE, uma sub estação, porque vamos conseguir sim, plantar e implantar um polo industrial, trazer as empresas e os empregos que tanto os moradores da nossa cidade precisam, meu muito obrigado, fiquem com Deus e até a próxima. (Kaio Holanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

17 de abr. de 2013

Prefeito Kaio Holanda e 100 dias de mandato [...




-Prefeito, 100 dias, e ai?
- Primeiramente eu queria cumprimentar a população de Guaiúba, e falar um pouco desses cem primeiros dias de governo, falar das dificuldades, das coisas que conquistamos, já nesses cem primeiros dias e das coisas que também, já foram sanadas.
Os cem primeiros dias: Encontramos a prefeitura é... sem informações alguma, pois, não sei o porque do motivo, retiraram os HDs dos computadores, tiraram todas as informações, HDs esses que nós vamos recorrer a justiça para ter novamente acesso a eles, já que os HDs eram da prefeitura, compraram novos HDs com o dinheiro da prefeitura e não devolveram os antigos, então, isso é patrimônio, tiraram os HDs, (isso é no mínimo apropriação do bem público), então, vamos cobrar judicialmente os HDs e as informações que neles continham (...)
Muitas vezes precisamos chegar a falar com funcionários, os próprios funcionários efetivos da Prefeitura, pra poder saber como é que acontecia, a questão da folha de pagamento, dos cargos comissionados, já que não deixaram informação nenhuma (...)

- E a transição de governo, como aconteceu?
Nos deixaram num governo de transição, onde foi um governo de transição que fingiu que aconteceu, a gente procurara saber das informações, a gente mandava os ofícios pra receber as informações, eles ficavam dizendo: ‘’não, posteriormente a gente entrega, estamos providenciando...’’ e foi acabando o tempo e a gente assumiu e teve que levar a prefeitura com o que nós tínhamos....é dessa forma que nesses cem primeiros dias a gente vem trabalhando.

Encontramos várias outras dificuldades, a questão da frota do município que a gente encontrou quebrada, estava em baixa e aos poucos nós fomos consertando, fomos colocando ela para funcionar e hoje, estamos com 90% da frota funcionando, atendendo a população de Guaiúba, pena que alguns carros que ali estão, não tenham mais conserto por falta de manutenção da antiga administração ou por não atenção... não deram importância alguma, simplesmente pararam... e ai, futuramente nós vamos ter que leiloá-los e fazer aquisição de novos veículos, que é o caso de um transporte escolar, um micro-ônibus, de uma ambulância também, que está lá, parada, de um fiat uno que se não me engano é da educação, e ai, o que é que acontece? Isso vem de uma certa maneira prejudicando os trabalhos da prefeitura...

- Prefeito, e a educação? 
- Em relação a educação, já que aqui foi comentado, nos encontramos as escolas com as piores formas estruturais... as estruturas muito abaladas, já que as últimas reformas que aconteceram foram a dez anos atrás, estão, com muitas rachaduras, com muito cupim nos telhados... nós vamos ter que refazer de 90 a 100% de todos os telhados de todas as escolas do município... escolas fechadas, que é o caso da escolinha que tinha na Terra Seca, o caso da escola que tinha no Jatobá, o caso da escola que tinha no Quiobal que hoje, nem escola mais tem, derrubaram as paredes, acabaram a escola, então, assim, foi dessa forma que a gente encontrou a educação, sem carteiras pros alunos sentarem, sem os bebedouros, todos quebrados... e dessa forma estamos nos organizando pra reformar cinco escolas por ano e no final dos quatro anos de mandato nós teremos todas as escolas do município reformadas, fora a Escola Manuel Baltazar, que apesar de ter passado por uma reforma recente, a gente já encontra os mesmos problemas de Escolas que foram reformadas a dez anos que é o selamento da madeira, a telha já tá baixando, o vaso sanitário nem no canto estava apesar do banheiro ter sido reformado... as Escolas faltando quadro negro, e assim, isso tudo a gente tá consertando... e também, retomamos agora a construção da quadra, contatamos a empreiteira que estava fazendo a reforma, conversamos e conseguimos e ela volte e conclua pra não deixar obra inacabada, não é o nosso interesse que a reforma fique inacabada, nós queremos a quadra funcionando pra que a população do município seja contemplada.

- E a saúde, tudo funcionando como mostravam as propagandas? 
- Em relação aos postos de saúde, assim que recebemos, logo no primeiro domingo, o qual nós já éramos prefeito, caiu uma parte do teto do Posto de Saúde de Água Verde, fruto da má conservação dos prédios públicos... e o que é que nós vamos fazer? A reforma e ampliação dos postos de saúde, alguém pode até dizer; ah! mas foi conseguido pela antiga administração e eu queria agradecer ao prefeito da ex administração por ter conseguido, mas ele teve tempo suficiente pra fazer e não fez e nós vamos fazer, como também, desde 2010, Guaiúba foi contemplada com três postos de saúde e até hoje, não foi feito, então, assim, estamos correndo contra o tempo, mandamos fazer o projeto, estamos viabilizando pra que seja dado entrada e seja feito a obra... só que temos que entender uma coisa, a construção que naquela época custava 200 mil reais, pra ser feito um posto de saúde, hoje, esse valor já está devassado... então, a prefeitura foi atrás (...) e é em torno de 240 mil reais a mais desse valor que lá, eles dispões para construção dos três postos de saúde em Dourado, Itacima e Santo Antônio, são esses três postos que serão construídos, e o dinheiro que tem lá, não dá mais, ou seja, ou a prefeitura faz um investimento e constrói os postos de saúde, ou então nós vamos perder, e, pra que isso não aconteça e a população mais uma vez saia prejudicada, nós vamos fazer sim, os postos de saúde, vamos arrochar e vamos fazer, vamos tirar do bolso da prefeitura e vamos dar essa contrapartida de 80 mil reais por posto de saúde (...)

- ... vamos botar o posto de saúde da Parronca pra funcionar, a partir de Abril, e a reforma da pracinha do Dourado, começaremos essa semana ainda a reforma da pracinha do Dourado, como muitas outras coisas que estão pra vir como a passagem molhada do Baú, que nós conseguimos juntamente com o Senador Eunício Oliveira... nós vamos construir essa passagem molhada que há tanto tempo é reivindicada...

- Prefeito, e quanto as estradas, o que vai ser feito? 
- Quando passar a quadra invernosa vamos dar uma olhada para nossas estradas vicinais em nosso município que estão precárias, mas já recebi dessa forma, então, nós vamos fazer a reconstrução dessas estradas vicinais, essas estradas que dão acesso a localidades, aos distritos que encontram-se prejudicados há anos por estradas não foram feitas, como é o caso da Baixa Funda, e dessa forma reafirmar meu compromisso e dizer que nós vamos sim, fazer a estrada que liga Guaiúba a Itacima, é um compromisso meu, a estrada é uma CE, a CE-451... mas já tivemos com o governador do Estado, ele se comprometeu em fazer a estrada, é um compromisso nosso, essa estrada não só serve para as pessoas que moram lá, mas para as pessoas que vão fazer o turismo lá, já que nosso turismo é bastante forte lá... os pequenos e médios produtores que tem a suas plantações e que vem fazer o escoamento no CEASA, nos vamos aqui, reafirmando nosso compromisso.

- E o prefeito em relação a isso tudo?- O prefeito está passando por essa dificuldade, é o começo, são as mudanças, as pessoas pra se acostumarem com as mudanças, levam e requer algum tempo, a metodologia deles com o trabalho era de oito as duas o horário, hoje a gente trabalha de oito as quatro, quer dizer, a gente tá trabalhando mais pra que as coisas venham a acontecer... existem casos e casos, como é o caso de município aqui vizinho e alguns municípios do Estado do Ceará, que o prefeito não consegue se entender com os funcionários... nós estamos mantendo esse diálogo com os funcionários, com os sindicatos, e quero dizer a vocês, qualquer problema que esteja acontecendo nas escolas, nos postos de saúde, procurem os secretários, procurem as Secretarias pra gente poder solucionar, certo? E queria reafirmar o meu compromisso mais uma vez, queria confidenciar pra vocês aqui que venho sofrendo ameaças, contra a minha própria vida, já sofri ameaças de morte, já sofri ameaças contra a administração, que vão fazer devassa, que vão fazer isso e aquilo outro, queria lhe dizer: Tenho Deus no coração, estou fazendo o certo, estou tentando dar a minha parcela de contribuição ao município de Guaiuba, sei que vamos conseguir, juntamente com a população, dessa forma que foi feito o nosso compromisso junto com vocês e dizer que não tenho medo de ameaça de morte, quem tiver me ameaçando vai perder seu tempo porque eu tenho Deus no meu coração e quem tiver torcendo que a administração não dê certo, eu digo, a administração vai dar certo e você vai ser mais um beneficiado, essa é uma administração que veio pra fazer diferente e que vai brigar pelo povo de Guaiúba.

- E a Primeira Dama, seu ponto de vista.
- temos uma Primeira Dama que é Secretária de Assistência Social, atuante, que está aqui na Secretaria, está trabalhando pelo povo e que está aqui pra quem quiser conversar com ela ou comigo, estamos aqui para receber o povo de Guaiúba e tentar solucionar, as vezes não dá de imediato, mas para tentar solucionar a problemática do nosso município, e dizer, são CEM DIAS, vou abrir a caixa preta da prefeitura, vou mostrar o que realmente acontecia... estão acontecendo auditorias dentro da prefeitura, tanto na parte que se diz da licitação, tanto como na parte da contabilidade, as prestações de conta, vou mostrar pra Guaiúba o que acontecia aqui, já que não estão dizendo... por que da demora? porque eu vou mostrar provas concretas, provas inquestionáveis, então assim, meu muito obrigado, espero que possam dá essa oportunidade a essa nova administração, tenham um pouco de paciência, as coisas vão dar certo e tem muito mais coisas boas pra vir, não só as coisas ruins, vamos conseguir muito mais coisas pra Guaiúba... conseguimos agora um ônibus pra Água Verde e estamos tentando viabiliza junto com a COELCE, uma sub estação, porque vamos conseguir sim, plantar e implantar um polo industrial, trazer as empresas e os empregos que tanto os moradores da nossa cidade precisam, meu muito obrigado, fiquem com Deus e até a próxima. (Kaio Holanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário