30 de nov. de 2010

Guaiúba Contra a Dengue

A Secretaria de Saúde do Município, informa que no dia 22 de novembro era esperado a chegada de duas unidades intercostais para uso da Unidade de Baixo Volume - UBV, ou o FUMACÊ INTERCOSTAL, para uso domiciliar. Estes serviços, segundo a Secretaria de Saúde, deverão ser iniciados imediatamente após a chegada do material que está sendo cedido pela 3ª CRES - Maracanaú.
A Secretaria de Saúde está reforçando a capacidade de resposta para as medidas de rehidratação oral, e controle de picos febris, além de acompanhamento da evolução clínica dos casos sintomáticos, com vistas a prevenir situaçãoes de complicações por dengue ou evolução para as formas mais graves da doença.
O principal vírus em circulação esse ano, segundo a Secretaria de Saúde, é o DENGUE TIPO 1, isso eleva os cuidados para a incidência da doença em crianças, uma vez que havia quase uma década que esse tipo de sorotipo não circulava no Ceará, o que acaba por colocar as crianças em situação mais vulnerável por ainda não ter tido contato com esse vírus, e portanto não tem desenvolvido suficiente defesa imunológica.
A Secretaria de Saúde vem prestar esclarecimento público sobre a situação atual de casos de DENGUE em Guaiúba.
No mês de Abril de 2010, foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano. tendo sido realizado o bloqueio com sucesso. 
A partir de Outubro houve o registro de 03 novos casos positivos. Até aqui foram notificados um total de 22 pacientes sintomáticos, todos residentes na Sede. Dos casos confirmados, foram assim distribuídos: 03 casos no Bairro Santo Antônio, 01 caso no Bairro Pinheiro. 
No final de semana (19,20 e 21/11), o Hospital D. Aluísio Loscheider foi notificado 10 casos suspeitos de dengue. Dos casos 02 são crianças, 03 jovens de 18 a 32 anos, e 05 casos na faixa etária de 40 a 55 anos. Todos os pacientes residem na sede do Município. 06 no Bairro Santo Antônio; Cuba, 17 de Março, 02 paciente; Bairro São José, 01 paciente; Bairro Pinheiro, 01 paciente. Para todos os casos houve solicitação médica de sorologia para dengue. 
O blog GUAIUBA.COM, esteve atento ao trabalho realizado pelo mutirão de combate a dengue, no dia 30 de Novembro e constatou o real interesse da Secretaria de Saúde junto à Prefeitura Municipal de Guaiúba em evitar novos casos e controlar o avanço da doença nesta cidade. Uma pá escavadeira foi adquirida pelo Município para a limpeza dos canais, e riachos, enquanto um batalhão de jovens e agentes de saúde visitavam cada residência esclarecendo a população e alertando para os perigos de uma epidemia de dengue no Estado. O Secretário de Saúde, Senhor Josete Malheiros Tavares, acompanhou de perto toda operação de concientização à população de Guaiúba. Está de Parabéns o Secretário e a Secretaria de Saúde, está de parabéns a Prefeitura pela iniciativa. 

26 de nov. de 2010

Descaso do poder público em Guaiúba - Fábrica de Sandálias fechada, aguarda decisão da Justiça para voltar a funcionar.

O “GUAIUBA.COM” teve acesso, hoje, a um documento que segundo informações obtidas é de iniciativa do povo incluindo estagiários que no sábado, dia 20 de Novembro, receberam da direção da fábrica IBG, o certificado de conclusão de aprendizado industrial no ramo de fabricação de sandálias. O manifesto é um "Abaixo Assinado" que tem como cabeçalho um texto no qual cita um dos sócios, como autor de uma ação contra outro  sócio, onde o teor da ação, segundo o manifesto, as ações de um dos sócio teriam sido transferidas por meio de falsificação e a título gratuito para uma outra pessoa que não citaremos aqui o nome no momento, até que a justiça se pronuncie em favor de uma das partes.
Ainda, segundo o manifesto, foi feito exame grafotécnico no INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA DO ESTADO DO CEARÁ, o que ficou comprovado que a assinatura aposta no 14º Aditivo não partiu do punho do reclamante. O manifesto fala ainda de novos fatos e fraudes, inclusive outras falsificações de aditivos e até escrituras públicas lavradas em cartório. Mediante tais fatos, o sócio majoritário teria acionado a justiça para reaver seus bens e descobrir quem realmente praticou tantos danos morais contra sua pessoa e a população guaiubana.
Foi verificado por esse blog e constatado que tramita na justiça cearense os seguintes processos:
PROCESSO:                                     VARA                              COMARCA
99321.51.2009.806.0001/0         7 VARA CIVEL                      FORTALEZA
681.58.2009.8.06.0083/0            7 VARA CIVEL                       FORTALEZA
410910.30.2010.8.06.0001/0      7 VARA CIVEL                       FORTALEZA
3868.92.2010.8.06.0001/0          18 VARA CIVEL                     FORTALEZA
3420.67.2010.8.06.0083/0          VARA DE GUAIÚBA             GUAIÚBA
3463.04.2010.8.06.0083/0          VARA DE GUAIÚBA             GUAIÚBA
3516.82.2010.8.06.0083/0           VARA DE GUAIÚBA            GUAIÚBA
129435.70.2009.8.06.0001/0       11 VARA CRIMINAL             FORTALEZA
119123.35.2009.8.06.0001/0       15 VARA CRIMINAL             FORTALEZA
32448.38.2010.8.06.0000/0         2 CÂMARA CIVEL                 FORTALEZA
32448.38.2010.8.06.0001/0         2 CÂMARA CIVEL                 FORTALEZA

No final do manifesto, o povo se declara prejudicado no direito de ter uma vida melhor, com uma indústria em pleno funcionamento na cidade, oferecendo empregos a seus esposos, filhos netos etc., diz o texto. Ainda afirmam que são a maioria, porém, ocupando o lado fraco das forças detentoras do poder, solicitam urgente providências no sentido de agilizar o despacho final das ações acima citadas, para que seja visto finalmente a ' JUSTA JUSTIÇA DOS HOMENS", pois só assim poderão ver A MORALIDADE, HONRADEZ E A RESPONSABILIDADE DAS MÃOS DE QUEM EMANA O PODER DE DECIDIR, no sentido de fazer valer a PLENA JUSTIÇA, e continua o texto:

IGUALMENTE, FAZEMOS CIENTE DE QUE CÓPIA DESTE ABAIXO ASSINADO SEGUE PARA:

  • PRESIDENTE DA REPÚBLICA - EXMO. SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA;
  • PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ - ILMA SRA. DRA. MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO FRANÇA PINTO;
  • MINISTRO DA JUSTIÇA - ILMO SR. DR. LUIZ PAULO BARRETO;
  • MINISTRO DO TRABALHO - ILMO SR. DR. CARLOS ROBERTO LUPI;
  • PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA - MINISTRO ARI PARGENDIER;
  • PRESIDENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ - DESEMBARGADOR ERNANI BARREIRA PORTO;
  • PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - MINISTRO CEZAR PELUZIO;
  • JUIZ DA 7ª VARA CIVEL DE FORTALEZA - ILMO SR. DR. LUIZ FERNANDO PINHEIRO BARROS;
  • JUIZ DA COMARCA DE GUAIÚBA - ILMO SR. DR. HENRIQUE BOTELHO RONCY;
  • GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ - EXMO. SR. CID FERREIRA GOMES.  
Achamos estranho que a administração pública, no caso a Prefeitura de Guaiúba, já que cedeu a concessão para a instalação da IBG – INDUSTRIAL DE BORRACHA LTDA, nesta cidade, não tenha se manifestado em nenhum momento sobre o assunto, apesar da população inteira se sentir prejudicada com a falta de empregos no Município.
O blog GUAIUBA.COM reserva o direito para que a administração se manifeste entrando em contato com a direção do blog.
Telefone: 85 8746-7512 ou
E-mail: juscelino-maciel@hotmail.com. 

24 de nov. de 2010

Perfil de Mulher

Julieta de Sousa, nasceu em Fortaleza. Doutorando em Educação pela Universidad Americana - PY, mestra em Letras pela UFC, especialista em Filosofia Social e Política e mestra em Literatura Brasileira ( UFC ), graduada em Letras ( UFC ), leciona em várias escolas e Universidades. Membro da ACE - Associação Cearense de Escritores. Além disso, tem várias peças teatrais, ensaios e contos.
Em seu trabalho de tese, pesquisou o ensino da Literatura Cearense nos cursos de graduação em Letras de algumas universidades cearenses.Um de seus trabalhos e que já está publicado em II Edição, é o Livro "A Inquietação do Homem Contemporâneo", livro esse que pode ser encontrado nas melhores livrarias de Fortaleza, como: Livraria Acadêmica, Ao Livro Técnico, Oboé, Arte e Ciência, dentre outras.
Atualmente exerce a função de Coordenadora escolar da Escola Estadual José Tristão Filho onde disputa o cargo de Diretora tendo como oponente a Sra. Fátima Sá, Coordenadora de Gestão daquela Escola.
No Sábado próximo passado, dia 20 de Novembro, a escritora Julieta foi convidada pela direção da IBG - Industrial de Borracha Guaiúba Ltda, para dar uma palestra  aos estagiários que na ocasião estavam recebendo um diploma de aprendizado naquela empresa, palestra essa que foi muito proveitosa num momento em que os jovens estagiários se preparam para enfrentar um mundo novo na IBG ou em outra Industria do ramo.  

23 de nov. de 2010

A Estrela Apagada

Construído com a finalidade de abrigar eventos culturais, teatro e oficinas de arte, o CEARC - Centro de Arte e Cultura Portal da Serra,  amarga dias sem brilho, é como se a estrela da administração "Fradique Acioly", perdesse o seu principal objetivo que é iluminar um pedaço do seu universo. 
Quem conheceu o CEARC em tempos recentes passados, pode constatar que naquele local, já não se ouve mais a sonoridade harmônica dos instrumentos de corda, dos metais que embalavam as árvores centenárias do antigo Casarão do Telmo, o toque suave do violino tocado por Guilherme Galdino Maciel, o violoncelo mágico do Müller, nos tempos em que se respirava arte, naquele local. Hoje, é possível apenas ouvir o silêncio mórbido da ausência das notas musicais que chega a derreter os tímpanos dos amantes da boa música, quebrado somente em algumas ocasiões pelo estrondo da percussão dos tambores executados por alguns jovens que conseguiram manter viva a arte dos bumbos.
As oficinas, de acordeon, violão, teclado, bem como o espaço para ensaios de bandas locais, ficaram na lembrança de quem visitava o CEARC apenas para ouvir e respirar arte. A Banda de Música Municipal, dissolveu-se, como a areia jogada ao vento, salve o PROJETO PIVETE, coordenado a duras penas pelo Maestro Márcio Mendonça, major do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará que funciona no Alto Santo Antônio.
O CEARC, parece ter se transformado em mais um órgão da Prefeitura apenas de onde as decisões são burocráticas e não culturais. Seria muito bom que o "PONTO DE CULTURA" situado nessa unidade e com a finalidade de promover arte, viesse a esse blog para esclarecer a população a razão de tamanha apatia cultural pela qual está passando aquele estabelecimento. Ser guaiubano é cuidar, cobrar e informar, e é isso o que somos!   

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

30 de nov. de 2010

Guaiúba Contra a Dengue

A Secretaria de Saúde do Município, informa que no dia 22 de novembro era esperado a chegada de duas unidades intercostais para uso da Unidade de Baixo Volume - UBV, ou o FUMACÊ INTERCOSTAL, para uso domiciliar. Estes serviços, segundo a Secretaria de Saúde, deverão ser iniciados imediatamente após a chegada do material que está sendo cedido pela 3ª CRES - Maracanaú.
A Secretaria de Saúde está reforçando a capacidade de resposta para as medidas de rehidratação oral, e controle de picos febris, além de acompanhamento da evolução clínica dos casos sintomáticos, com vistas a prevenir situaçãoes de complicações por dengue ou evolução para as formas mais graves da doença.
O principal vírus em circulação esse ano, segundo a Secretaria de Saúde, é o DENGUE TIPO 1, isso eleva os cuidados para a incidência da doença em crianças, uma vez que havia quase uma década que esse tipo de sorotipo não circulava no Ceará, o que acaba por colocar as crianças em situação mais vulnerável por ainda não ter tido contato com esse vírus, e portanto não tem desenvolvido suficiente defesa imunológica.
A Secretaria de Saúde vem prestar esclarecimento público sobre a situação atual de casos de DENGUE em Guaiúba.
No mês de Abril de 2010, foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano. tendo sido realizado o bloqueio com sucesso. 
A partir de Outubro houve o registro de 03 novos casos positivos. Até aqui foram notificados um total de 22 pacientes sintomáticos, todos residentes na Sede. Dos casos confirmados, foram assim distribuídos: 03 casos no Bairro Santo Antônio, 01 caso no Bairro Pinheiro. 
No final de semana (19,20 e 21/11), o Hospital D. Aluísio Loscheider foi notificado 10 casos suspeitos de dengue. Dos casos 02 são crianças, 03 jovens de 18 a 32 anos, e 05 casos na faixa etária de 40 a 55 anos. Todos os pacientes residem na sede do Município. 06 no Bairro Santo Antônio; Cuba, 17 de Março, 02 paciente; Bairro São José, 01 paciente; Bairro Pinheiro, 01 paciente. Para todos os casos houve solicitação médica de sorologia para dengue. 
O blog GUAIUBA.COM, esteve atento ao trabalho realizado pelo mutirão de combate a dengue, no dia 30 de Novembro e constatou o real interesse da Secretaria de Saúde junto à Prefeitura Municipal de Guaiúba em evitar novos casos e controlar o avanço da doença nesta cidade. Uma pá escavadeira foi adquirida pelo Município para a limpeza dos canais, e riachos, enquanto um batalhão de jovens e agentes de saúde visitavam cada residência esclarecendo a população e alertando para os perigos de uma epidemia de dengue no Estado. O Secretário de Saúde, Senhor Josete Malheiros Tavares, acompanhou de perto toda operação de concientização à população de Guaiúba. Está de Parabéns o Secretário e a Secretaria de Saúde, está de parabéns a Prefeitura pela iniciativa. 

26 de nov. de 2010

Descaso do poder público em Guaiúba - Fábrica de Sandálias fechada, aguarda decisão da Justiça para voltar a funcionar.

O “GUAIUBA.COM” teve acesso, hoje, a um documento que segundo informações obtidas é de iniciativa do povo incluindo estagiários que no sábado, dia 20 de Novembro, receberam da direção da fábrica IBG, o certificado de conclusão de aprendizado industrial no ramo de fabricação de sandálias. O manifesto é um "Abaixo Assinado" que tem como cabeçalho um texto no qual cita um dos sócios, como autor de uma ação contra outro  sócio, onde o teor da ação, segundo o manifesto, as ações de um dos sócio teriam sido transferidas por meio de falsificação e a título gratuito para uma outra pessoa que não citaremos aqui o nome no momento, até que a justiça se pronuncie em favor de uma das partes.
Ainda, segundo o manifesto, foi feito exame grafotécnico no INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA DO ESTADO DO CEARÁ, o que ficou comprovado que a assinatura aposta no 14º Aditivo não partiu do punho do reclamante. O manifesto fala ainda de novos fatos e fraudes, inclusive outras falsificações de aditivos e até escrituras públicas lavradas em cartório. Mediante tais fatos, o sócio majoritário teria acionado a justiça para reaver seus bens e descobrir quem realmente praticou tantos danos morais contra sua pessoa e a população guaiubana.
Foi verificado por esse blog e constatado que tramita na justiça cearense os seguintes processos:
PROCESSO:                                     VARA                              COMARCA
99321.51.2009.806.0001/0         7 VARA CIVEL                      FORTALEZA
681.58.2009.8.06.0083/0            7 VARA CIVEL                       FORTALEZA
410910.30.2010.8.06.0001/0      7 VARA CIVEL                       FORTALEZA
3868.92.2010.8.06.0001/0          18 VARA CIVEL                     FORTALEZA
3420.67.2010.8.06.0083/0          VARA DE GUAIÚBA             GUAIÚBA
3463.04.2010.8.06.0083/0          VARA DE GUAIÚBA             GUAIÚBA
3516.82.2010.8.06.0083/0           VARA DE GUAIÚBA            GUAIÚBA
129435.70.2009.8.06.0001/0       11 VARA CRIMINAL             FORTALEZA
119123.35.2009.8.06.0001/0       15 VARA CRIMINAL             FORTALEZA
32448.38.2010.8.06.0000/0         2 CÂMARA CIVEL                 FORTALEZA
32448.38.2010.8.06.0001/0         2 CÂMARA CIVEL                 FORTALEZA

No final do manifesto, o povo se declara prejudicado no direito de ter uma vida melhor, com uma indústria em pleno funcionamento na cidade, oferecendo empregos a seus esposos, filhos netos etc., diz o texto. Ainda afirmam que são a maioria, porém, ocupando o lado fraco das forças detentoras do poder, solicitam urgente providências no sentido de agilizar o despacho final das ações acima citadas, para que seja visto finalmente a ' JUSTA JUSTIÇA DOS HOMENS", pois só assim poderão ver A MORALIDADE, HONRADEZ E A RESPONSABILIDADE DAS MÃOS DE QUEM EMANA O PODER DE DECIDIR, no sentido de fazer valer a PLENA JUSTIÇA, e continua o texto:

IGUALMENTE, FAZEMOS CIENTE DE QUE CÓPIA DESTE ABAIXO ASSINADO SEGUE PARA:

  • PRESIDENTE DA REPÚBLICA - EXMO. SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA;
  • PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ - ILMA SRA. DRA. MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO FRANÇA PINTO;
  • MINISTRO DA JUSTIÇA - ILMO SR. DR. LUIZ PAULO BARRETO;
  • MINISTRO DO TRABALHO - ILMO SR. DR. CARLOS ROBERTO LUPI;
  • PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA - MINISTRO ARI PARGENDIER;
  • PRESIDENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ - DESEMBARGADOR ERNANI BARREIRA PORTO;
  • PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - MINISTRO CEZAR PELUZIO;
  • JUIZ DA 7ª VARA CIVEL DE FORTALEZA - ILMO SR. DR. LUIZ FERNANDO PINHEIRO BARROS;
  • JUIZ DA COMARCA DE GUAIÚBA - ILMO SR. DR. HENRIQUE BOTELHO RONCY;
  • GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ - EXMO. SR. CID FERREIRA GOMES.  
Achamos estranho que a administração pública, no caso a Prefeitura de Guaiúba, já que cedeu a concessão para a instalação da IBG – INDUSTRIAL DE BORRACHA LTDA, nesta cidade, não tenha se manifestado em nenhum momento sobre o assunto, apesar da população inteira se sentir prejudicada com a falta de empregos no Município.
O blog GUAIUBA.COM reserva o direito para que a administração se manifeste entrando em contato com a direção do blog.
Telefone: 85 8746-7512 ou
E-mail: juscelino-maciel@hotmail.com. 

24 de nov. de 2010

Perfil de Mulher

Julieta de Sousa, nasceu em Fortaleza. Doutorando em Educação pela Universidad Americana - PY, mestra em Letras pela UFC, especialista em Filosofia Social e Política e mestra em Literatura Brasileira ( UFC ), graduada em Letras ( UFC ), leciona em várias escolas e Universidades. Membro da ACE - Associação Cearense de Escritores. Além disso, tem várias peças teatrais, ensaios e contos.
Em seu trabalho de tese, pesquisou o ensino da Literatura Cearense nos cursos de graduação em Letras de algumas universidades cearenses.Um de seus trabalhos e que já está publicado em II Edição, é o Livro "A Inquietação do Homem Contemporâneo", livro esse que pode ser encontrado nas melhores livrarias de Fortaleza, como: Livraria Acadêmica, Ao Livro Técnico, Oboé, Arte e Ciência, dentre outras.
Atualmente exerce a função de Coordenadora escolar da Escola Estadual José Tristão Filho onde disputa o cargo de Diretora tendo como oponente a Sra. Fátima Sá, Coordenadora de Gestão daquela Escola.
No Sábado próximo passado, dia 20 de Novembro, a escritora Julieta foi convidada pela direção da IBG - Industrial de Borracha Guaiúba Ltda, para dar uma palestra  aos estagiários que na ocasião estavam recebendo um diploma de aprendizado naquela empresa, palestra essa que foi muito proveitosa num momento em que os jovens estagiários se preparam para enfrentar um mundo novo na IBG ou em outra Industria do ramo.  

23 de nov. de 2010

A Estrela Apagada

Construído com a finalidade de abrigar eventos culturais, teatro e oficinas de arte, o CEARC - Centro de Arte e Cultura Portal da Serra,  amarga dias sem brilho, é como se a estrela da administração "Fradique Acioly", perdesse o seu principal objetivo que é iluminar um pedaço do seu universo. 
Quem conheceu o CEARC em tempos recentes passados, pode constatar que naquele local, já não se ouve mais a sonoridade harmônica dos instrumentos de corda, dos metais que embalavam as árvores centenárias do antigo Casarão do Telmo, o toque suave do violino tocado por Guilherme Galdino Maciel, o violoncelo mágico do Müller, nos tempos em que se respirava arte, naquele local. Hoje, é possível apenas ouvir o silêncio mórbido da ausência das notas musicais que chega a derreter os tímpanos dos amantes da boa música, quebrado somente em algumas ocasiões pelo estrondo da percussão dos tambores executados por alguns jovens que conseguiram manter viva a arte dos bumbos.
As oficinas, de acordeon, violão, teclado, bem como o espaço para ensaios de bandas locais, ficaram na lembrança de quem visitava o CEARC apenas para ouvir e respirar arte. A Banda de Música Municipal, dissolveu-se, como a areia jogada ao vento, salve o PROJETO PIVETE, coordenado a duras penas pelo Maestro Márcio Mendonça, major do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará que funciona no Alto Santo Antônio.
O CEARC, parece ter se transformado em mais um órgão da Prefeitura apenas de onde as decisões são burocráticas e não culturais. Seria muito bom que o "PONTO DE CULTURA" situado nessa unidade e com a finalidade de promover arte, viesse a esse blog para esclarecer a população a razão de tamanha apatia cultural pela qual está passando aquele estabelecimento. Ser guaiubano é cuidar, cobrar e informar, e é isso o que somos!